Município já vacinou 27,5 mil pessoas dos grupos prioritários, o que corresponde a 50% da meta de vacinação que é de 55 mil.

Saúde

O município de Rio Claro atingiu a meta de vacinação contra a gripe estabelecida pelo Ministério da Saúde de vacinar 90% do público-alvo estimado em 42.113 pessoas. Foram vacinadas 37.977 pessoas pertencentes aos grupos prioritários, o que corresponde a 90,18% do total preconizado, conforme boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Fundação de Saúde na tarde desta quinta-feira (22).

A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até esta sexta-feira (23) seguindo determinação da Vigilância Epidemiológica Estadual. As vacinas estão disponíveis apenas para os grupos preferenciais determinados pelo Ministério da Saúde, que incluem crianças com até cinco anos, profissionais de saúde, gestantes, puérperas e pessoas a partir de 55 anos.

A decisão de estender a campanha para pessoas com idade entre 55 e 60 anos leva em consideração o estoque de vacinas disponível no Estado de São Paulo e o fato de que alguns municípios ainda não atingiram a meta de vacinação.

Quem faz parte dos grupos prioritários e ainda não tomou a vacina deve procurar uma unidade de saúde para se imunizar contra a doença. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) realizam a vacinação nos horários normais de atendimento de cada unidade. A vacina também está sendo aplicada na sede do Sepa, que fica na Avenida 19, esquina com a Rua 10 e, nesse caso, o atendimento é das 9 às 15 horas.

Mesmo com a decisão do Ministério da Saúde de liberar a vacinação para toda a população, o Estado de São Paulo decidiu não aderir à medida e está aplicando a vacina apenas nas pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.