Rio Claro quer ampliar a quantidade de delegados de polícia atuando na cidade. O pleito foi apresentado na quarta-feira (28) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em audiência com o secretário estadual de Segurança, Magino Alves Barbosa Filho, com a participação do deputado estadual Aldo Demarchi e do vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Marco Antonio Bellagamba.

Com índices de criminalidade em queda, essa é mais uma iniciativa do município para reforçar o setor de segurança pública. “Rio Claro está crescendo e precisamos de mais delegados na cidade, pois no período de um ano a cidade perdeu cinco delegados”, destaca Juninho, enfatizando que o trabalho da Polícia Civil também é essencial para novos avanços no setor de segurança.

Outro pleito apresentado pelo prefeito Juninho foi a de transferência da sete do 37º Batalhão da Polícia Militar para área do governo estadual no bairro Cidade Jardim, na Avenida 23 com as ruas 6 e 5. Atualmente o batalhão funciona na Rodovia Washington Luis em prédio que deverá ser demolido para a construção de uma via marginal.

“Estamos à disposição do governo do estado e tudo o que estiver ao alcance da prefeitura será feito para manter a criminalidade em queda no nosso município”, afirmou Juninho.

O secretário de Segurança, Bellagamba, explica que a ampliação de delegados em Rio Claro tem importância estratégica. “Não nos acomodamos com a redução já verificada nos índices de criminalidade e vamos continuar buscando reforços, alternativas e novos investimentos para ampliar a sensação de segurança da população”, comenta.

O deputado estadual Aldo Demarchi enfatiza o trabalho conjunto que está sendo feito entre município e governo estadual na área da segurança. “O diálogo constante da prefeitura com a secretaria estadual de Segurança tem trazido excelentes frutos para os rio-clarenses”, destaca. “De nossa parte, vamos manter a disposição de levar as demandas de Rio Claro para o governo e trabalhar para que sejam atendidas”, acrescenta.

 Desde que a atual administração municipal teve início, no ano passado, a prefeitura estreitou laços com as polícias civil e militar, criou novos serviços e ajudou a dar nova dinâmica para o setor de segurança. Os resultados estão aparecendo e, no 3º trimestre de 2017, Rio Claro ficou entre as dez cidades paulistas com maior redução de criminalidade. De acordo com a polícia, os indicadores criminais de 2017 são os melhores dos últimos anos. No terceiro e quarto trimestres os casos de homicídios caíram, em média, quase 38% na comparação com o mesmo período de 2016. De outubro a dezembro houve uma redução em roubos de 43,59% em relação ao mesmo período do ano passado; os roubos de veículos caíram 37,5%; os furtos tiveram baixa de 17,11%, e furtos de veículos apresentaram queda de 47,49%.

 A redução dos indicadores criminais foi verificada igualmente comparando-se todo o ano passado em relação a 2016: menos 27,59% em casos de homicídios, 2,32% em furtos, 33,33% em roubos e 29,62% em furtos e roubos de veículos.

Entre as ações da prefeitura para colaborar com esses resultados, estão a implantação de duas centrais de segurança integradas (CSIs), a ampliação do monitoramento eletrônico em áreas movimentadas, aumento da iluminação pública em pontos escuros da cidade, colocação de mais guardas municipais nas ruas através da Operação Guarda Cidadã, ampliação do sistema de comunicação da Guarda Municipal na área rural, treinamento do canil municipal no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque, e outras iniciativas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.