O Índice de Gestão Municipal Áquila – IGMA 2022 traz um panorama dos indicadores de desenvolvimento dos municípios brasileiros. Na versão referente às informações do ano passado, foram inseridos quatro novos indicadores de governança, agora agrupados no item de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. A plataforma também ganhou o novo pilar de Sustentabilidade, com nove indicadores de forma a dar relevância devida ao tema.

Outra novidade foi o acordo de cooperação técnica com o TCE/SP, com a finalidade de aprimorar a avaliação dos municípios para o Prêmio Band Cidades Excelentes, com 8 novos indicadores. Ao todo, são observados 62 indicadores para elaborar o índice.

No caso de Rio Claro, a cidade alcançou 55,52 pontos, sendo classificada no grupo dos municípios em desenvolvimento. A tabela abaixo mostra as avaliações obtidas pelo município em cada indicador. Destaques para a área de Infraestrutura e Mobilidade Urbana. Por outro lado, o quesito Saúde e Bem-Estar está na faixa de situação crítica.

Tabela traz a posição de Rio Claro dentro do cenário brasileiro e na comparação dentro do Sudeste, estado e região

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.