A prefeitura de Rio Claro ampliou em mais de 40% o atendimento em saúde bucal no ano passado, comparando com 2016. O balanço é da Secretaria Municipal de Saúde, que aponta mais de 83 mil atendimentos nessa área feitos em 2017, quando o atual governo assumiu a prefeitura, contra 59 mil no ano anterior. O trabalho do município em 2017 incluiu a entrega de 603 próteses, sendo 231 mandibulares e outras 372 maxilares.

“Mesmo com orçamento herdado da administração anterior, conquistamos vários avanços na saúde com o rígido controle das finanças e foco dos investimentos nos setores prioritários”, comenta o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “Com o orçamento deste ano, que nós elaboramos, vamos fazer mais”, acrescenta.

A rede de saúde bucal do município conta com equipe de 58 cirurgiões dentistas, 27 auxiliares de saúde bucal e uma protética, entre outros profissionais. O atendimento à população é feito mediante agendamento em um dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Os profissionais atendem também alunos das escolas municipais, no Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” e no departamento de Saúde Ocupacional das Unidades Básicas de Saúde.
Dos mais de 83 mil atendimentos realizados em 2017, a maior parte foi nas escolas municipais, com um total de 29.183 pessoas atendidas. Em seguida, nas USFs, com 18.812 atendimentos.

“O trabalho oferecido pelo município em saúde bucal dá especial atenção para o aspecto preventivo, e engloba atenção a idosos, adultos, jovens e crianças”, explica o secretário municipal de Saúde Djair Francisco, lembrando que um dos destaques da Saúde Bucal em 2017 foi a reativação do trailer odontológico, abandonado pela gestão passada. A equipe da unidade móvel atendeu no ano passado em Itapé, Batovi e em dois centros de convivência nos bairros Jardim das Flores e Jardim Bandeirante, totalizando 510 atendimentos.

De acordo com o dentista Paulo Cesar de Oliveira Freitas, gerente da rede de saúde bucal da Secretaria de Saúde, é fundamental a colaboração dos pacientes no sentido de não faltarem às consultas, para não tirarem lugar de outros na fila de espera e não dificultarem a organização do serviço. “No ano passado tivemos cerca de 30% de pacientes que faltaram às consultas sem justificativas”, informa o especialista.

Os três CEOs da rede municipal de saúde de Rio Claro estão localizados na Rua 7, 839 (CEO I), Rua 4, 2031 (CEO II) e Rua 1, 754 (CEO III). Para mais informações e ou agendamento de consultas, a Secretaria de Saúde orienta a comunidade a procurar a unidade de saúde mais próxima de seu bairro. Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis no endereço http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.