Em 2014, Du Altimari assinou o termo de compromisso com o governo federal para a instalação do curso de medicina

Favari Filho

Na próxima sexta-feira (23) deve ser anunciada qual a faculdade responsável pelo Curso de Medicina que será implantado na Cidade Azul. A disciplina será somada às muitas outras que o município já oferece aos cidadãos e, com isso, aumentará a procura por estudantes de todo o Brasil que se interessem pela área.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, considerando apenas as faculdades que mais oferecem cursos presenciais, Rio Claro tem, atualmente, sessenta cursos de nível superior, não incluídos os de pós-graduação.

Em 2014, Du Altimari assinou o termo de compromisso com o governo federal para a instalação do curso de medicina
Em 2014, Du Altimari assinou o termo de compromisso com o governo federal para a instalação do curso de medicina

Para definir os municípios que teriam o curso de medicina, o Ministério da Educação levou em conta a necessidade social do curso, a estrutura da rede de saúde para realização das atividades práticas e a capacidade para abertura de programa de residência médica. A instituição de ensino superior (IES) que assumir a responsabilidade de abrir o curso deve realizar investimentos na rede de saúde – os valores aplicados são, inclusive, critério para a seleção das IES –, além de implantar programa de residência médica de modo a garantir a especialização dos profissionais após o término da graduação.

Para o prefeito Du Altimari (PMDB), a vinda do curso de medicina para Rio Claro deve “trazer ganhos para a educação, com a formação de profissionais capacitados, e ao setor de saúde, que também será beneficiado com os futuros graduados. Há, ainda, o aspecto da geração de empregos. Avaliamos positivo também o fato de que os jovens rio-clarenses não mais precisarão sair de Rio Claro para fazer medicina. A cidade certamente passará a ser uma referência também nesta área”, sentenciou o peemedebista.

DISPUTA

Concorreram ao direito de realizar curso de medicina as instituições: Claretiano – Faculdade; Associação Prudentina de Cultura; Cruzeiro do Sul Educacional S.A.; Sociedade Educacional S.A.; Associação de Escolas Reunidas Ltda; Pitágoras – Sistema de Sociedade Ltda e Serviços Educacionais Ltda.

CURSOS EM RC

Unesp – 10 cursos: Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física, Pedagogia, Ciência da Computação, Engenharia Ambiental, Física, Geografia, Geologia e Matemática.

Faculdades Claretianas – 22 cursos: Publicidade e Propaganda, Comércio Exterior, Gestão Financeira, Logística, Recursos Humanos, Direito, Educação Física (bacharelado), Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Letras, Pedagogia, Administração, Ciências Contáveis, Secretariado Executivo (bacharelado), Sistemas de Informação, Enfermagem, Estética (bacharelado), Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional e Serviço Social.

Asser – 14 cursos: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Sistema de Informação, Design de Interiores, Gestão de Produção Industrial, Gestão Financeira, Educação Física (bacharelado e licenciatura), Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.

Faculdades Anhanguera: 14 cursos: Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia, Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Logística.

OPINIÃO

A reportagem ouviu a opinião do provedor da Santa Casa, professor José Carlos Cardoso, que enfatizou que a instalação de uma faculdade de medicina na cidade pode ser benéfica, “mas, ainda é prematuro fazer qualquer avaliação sobre o que deve acontecer em Rio Claro até sabermos qual é a instituição que fica responsável. Para a Santa Casa, não há qualquer mérito na parte política de apenas trazer o curso, é preciso entender de que maneira isso contribuirá para a população. Por isso, preferimos aguardar que as dúvidas sejam esclarecidas para que então possamos dar um depoimento sobre o tema”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.