A casa de Karina está protegida com placas de alumínio

Lucas Calore

A casa de Karina está protegida com placas de alumínio
A casa de Karina está protegida com placas de alumínio

A passagem do furacão Matthew pela costa nordeste da Flórida, nos Estados Unidos, nessa sexta-feira (7), deixou a população local em alerta. O fenômeno foi classificado na categoria 3, numa escala de 1 a 5. A fisioterapeuta Karina Demarchi (46), de Rio Claro, está morando com a família em Weston, naquele estado. Ela afirmou que, apesar de residir numa região mais longe, toda comunidade tomou medidas de segurança.

“Fechamos as janelas com placas de alumínio, compramos bastante água, comida não perecível e baterias, enchemos o carro com combustível. Mas, graças a Deus, o furacão passou enfraquecido aqui, diferente de regiões onde fez estragos. Estamos com medo, mas não ocorreu nada grave”, relatou. Supermercados da cidade tiveram que repor estoques por conta da grande quantidade de compras feitas pela população.

Já a estudante Anna Beatriz Guimarães Mauro (18), que chegou a pouco mais de um mês ao estado, relatou que houve evacuação na faculdade onde estuda, na cidade de West Palm Beach. Ela foi para a casa de uma amiga na cidade de Jupiter. “Na quinta-feira todas as lojas já estavam fechadas e todos indo para casa se preparar para o furacão”, disse.

Gravidade

O furacão Matthew chegou ao litoral da Flórida com ventos de 195 km/h. Mais de um milhão de residências da Flórida estão sem energia elétrica. No Haiti já são mais de 800 mortes. Cuba e Bahamas também foram atingidas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.