A manhã desta terça-feira (16) foi marcada por um movimento intenso na Unidade Básica de Saúde do Wenzel. Por lá a distribuição de senhas para tomar a vacina contra a febre amarela foi interrompida por volta das 10h30 até que novas doses cheguem até o local. “Antes dessas mortes registradas no Estado, tinha dias que a gente não aplicava uma única dose da vacina. Só hoje já foram mais de 90 imunizações”, conta Alexandra Marques, coordenadora da UBS.

Mortes

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou 21 mortes por febre amarela silvestre no Estado desde janeiro de 2017, segundo dados divulgados no último dia 12.

Os locais de infecção que resultaram em morte ocorreram nos municípios de Américo Brasiliense, Amparo, Atibaia, Batatais, Itatiba, Jarinu, Mairiporã, Monte Alegre do Sul, Nazaré Paulista, Santa Lucia e São João da Boa Vista.

Rio Claro não está entre os locais considerados de risco, portanto a recomendação é para que apenas as pessoas que forem viajar para cidades que tenham casos ou área de mata tomem a vacina.

Sintomas

É bem possível que a febre amarela seja confundida com dengue ou malária. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, mas há dor de cabeça e pelo corpo, calafrios, pulsação lenta, febre alta, náuseas e vômitos. Eventualmente a pessoa fica com icterícia (pele e olhos amarelados), hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.