A presidente Dilma Rousseff (PT), durante discurso nesta semana em Brasília (foto: Antônio Araújo/ Ministério da Agricultura)

Antonio Archangelo

A presidente Dilma Rousseff (PT), durante discurso nesta semana em Brasília (foto: Antônio Araújo/ Ministério da Agricultura)
A presidente Dilma Rousseff (PT), durante discurso nesta semana em Brasília (foto: Antônio Araújo/ Ministério da Agricultura)

Prestes a ser aprovado pelo Senado, o processo de impeachment movido contra a presidente da República, Dilma Rousseff, previsto para acontecer a partir das 9h desta quarta-feira (11), poderá afastar a presidente da República do cargo por 180 dias.

Mas se depender do rio-clarense, a petista não deixará saudades. A Pesquisa Limite/JC, realizada entre os dias 30 de abril e 3 de maio, aponta que três de cada quatro rio-clarenses desaprovam a administração Dilma Rousseff (PT), cerca de 72,3%.

A proporção é semelhante ao apoio ao impeachment, que na cidade chega a 76% referentes a números da mesma pesquisa e já divulgados.

Dilma - Pesquisa Limite JC

RUIM E PÉSSIMO

Dos entrevistados na pesquisa, 56,4% das pessoas consideram o governo da petista “péssimo” e outras 15,9% como “ruim”. Chegando, na soma destes índices, à casa dos 72,3% de desaprovação. O índice de reprovação é mais acentuado entre os entrevistados da faixa etária de 25 a 44 anos – sendo que neste segmento a reprovação chega a 80,4%. Entre os que possuem Ensino Superior, a reprovação é de 77,6%.

Mas se engana que só na “topo” da pirâmide social é que estão os mais críticos ao governo petista. Entre os entrevistados com dois ou menos salários mínimos, o índice de desaprovação é de 72,4%. Por região do município, os entrevistados que desaprovam o governo Dilma chegam a 74,8% na região 4 – composta pelos bairros: Novo Wenzel, Bonsucesso, Santa Eliza, Cidade Claret, entre outros. Outros 19,2% consideram a gestão de Dilma “regular”.

APROVAÇÃO

Ainda de acordo com a pesquisa, 7,1% aprovam a administração de Rousseff. Destes, 5,8% boa e 1,3% ótima. Os maiores índices de aprovação do governo estão alocados entre os entrevistados com Ensino Fundamental incompleto (15%) e acima de 45 anos (10,9%). Não responderam à questão: Seguindo os critérios deste cartão, como você avalia a administração da presidente Dilma – 1,4%.

Pesquisa

A pesquisa Limite/JC contratada pelo Jornal Cidade de Rio Claro foi realizada entre os dias 30 de abril e 3 de maio, com margem de 4% e nível de confiança de 95%. Foram entrevistadas 604 pessoas.

A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-09441/2016. O estatístico responsável pela pesquisa é Dênis Araújo dos Santos, registrado no Conselho Regional de Estatística sob nº 10205-A.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.