O cavaleiro rio-clarense Rafael Losano foi confirmado como um dos três titulares da equipe brasileira de concurso completo de equitação (CCE). A equipe será a mesma que conquistou a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos em Lima em 2019. Agora são cinco os conjuntos tecnicamente qualificados para os Jogos: Rafael Losano / Fuiloda G, Marcio Appel / Iberon JMen, Marcelo Tosi / Genfly, Carlos Parro / Goliath e Nilson Moreira da Silva / Rock Phantom. Em Tóquio, as equipes do hipismo serão formadas por quatro conjuntos (incluindo um reserva), lembrando que antes as equipes contavam com cinco conjuntos (incluindo um reserva).

A equipe brasileira de CCE foi definida pelo técnico Ademir Oliveira e a chefe de equipe Julie Purgly. Rafael Losano, 22 anos, começou no hipismo em 2015 no Clube de Cavaleiros Victorino Machado. O cavaleiro mora na Inglaterra e treina e trabalha com o bicampeão olímpico neozelandês Mark Todd, ícone da modalidade.

Nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, Rafael Losano e Fuiloda G, ao lado de Carlos Parro com Quaiki Quirious, Marcelo Tosi montando Starbucks, Ruy Fonseca e Bally Patrick, Marcio Appel com Iberon JMen (reserva), integrou a equipe medalha de prata garantindo a vaga do país para os Jogos Olímpicos.

Regras de qualificação

Para garantir a vaga no Time Brasil de Concurso Completo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, os cavaleiros tiveram que garantir índices técnicos em um CCI 5*-Longo ou um índice técnico em CCI 4*-Longo e em um CCI4* – Curto. Para obter índice técnico é preciso registrar o mínimo de 55% no adestramento, no Cross country zerar ou 11/15 pontos nos obstáculos (derrubar pino de segurança ou bandeirola), não mais que 75 segundos de excesso de tempo (100 segundos em CCI5*L) e no salto não mais que 16 pontos perdidos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.