A Câmara Municipal aprovou na sessão ordinária da última segunda-feira, 27, Moção de Congratulações e Louvor para a rio-clarense Nathália Vieira dos Santos, doutoranda do programa de pós-graduação em Biociência e Biotecnologia, e a aluna de graduação em Farmácia e Bioquímica Carolina Falaschi Saponi, natural de Ribeirão Preto, ambas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara.

A moção proposta pelo vereador Hernani Leonhardt (MDB) tem o intuito de homenagear as estudantes que foram premiadas no 8º Congresso Internacional em Líquidos Iônicos, realizado em Pequim, China, entre os dias 13 e 17 de Maio de 2019. 

A pesquisa intitulada “Efeito protetivo de líquidos iônicos na estabilidade da Proteína Verde Fluorescente (GFP) em agentes desnaturantes” foi premiada pela ACS Sustainable Chemistry & Engineering como uma das quatro melhores apresentações de pôster no evento.

O trabalho realizado pelas alunas encontrou compostos químicos capazes de aumentar a estabilidade e conferir proteção à GFP, proteína utilizada como biosensor e biomarcador. Atualmente, diversas biomoléculas com ação terapêutica ou uso diagnóstico têm sido identificadas e produzidas, mas grande parte delas não pode ser utilizada clinicamente pois são instáveis em condições de estresse. Ao identificar compostos químicos que protejam essas biomoléculas (particularmente proteínas), espera-se melhorar e ampliar suas aplicações comerciais e clínicas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.