Rio Claro estará representada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica / Seleção das equipes das Olimpíadas Internacionais que acontece a partir desta segunda-feira (13) em Barra do Piraí, Rio de Janeiro, no Hotel Fazenda Ribeirão. Aluno da segunda série do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco, Gabriel Tavares, de 16 anos, será o único estudante da cidade no evento.

O passo inicial de Gabriel aconteceu em maio de 2022, quando realizou no colégio a avaliação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que resultou em uma medalha de ouro. Após o resultado obtido, Gabriel recebeu o convite para participar da seleção das equipes das olimpíadas internacionais da OBA. As provas da seletiva estão divididas em etapas, sendo que a primeira ocorreu com 15.646 estudantes de todo o Brasil e destes foram selecionados apenas 384 para participarem da avaliação que começa nesta segunda-feira. Destes 384 estudantes, serão selecionados 40 que farão um curso em Vinhedo/SP e em uma nova avaliação serão selecionados os 10 estudantes que participarão da etapa internacional.

Confira a entrevista do estudante

JC- Como surgiu seu interesse pela Astrofísica? As atividades oferecidas no colégio contribuem para o desenvolvimento do seu interesse?

Gabriel- Sempre gostei muito de matemática e física, o Dom Bosco incentivou a participação na OBA e durante a preparação para a olimpíada surgiu um interesse e uma curiosidade ainda maior pelo assunto. Sim, as atividades do colégio colaboraram para o meu interesse, particularmente as aulas de física e as aulas preparatórias para as diferentes olimpíadas de que participamos.

JC- Qual a sua expectativa em relação à participação na Olimpíada?

Gabriel- Espero chegar o mais longe possível no processo seletivo e quem sabe conseguir entrar na equipe brasileira que participará da 16ª IOAA (International Olympiad on Astronomy and Astrophysics) que acontecerá na Polônia entre os dias 10 e 20 de agosto de 2023.

JC- Pretende prestar vestibular para alguma graduação relacionada à Astrofísica?

Gabriel- Penso em cursar uma graduação na área de exatas, porém não necessariamente astrofísica. Ainda não decidi, estou pensando sobre o assunto e essa experiência poderá ser o fator decisivo nessa escolha.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje