Laura Tesseti

Thiago mostra seu bolo de pote, presente no projeto “Só 20”; e ao lado os pratos que ele prepara
Thiago mostra seu bolo de pote, presente no projeto “Só 20”; e ao lado os pratos que ele prepara

Foram literalmente a fome e a vontade de comer que juntaram Thiago Mendes Moretti, de 27 anos, à cozinha. “Quando estava com 17 anos mudei para São Carlos pra estudar engenharia. Eu morava sozinho e não tinha a mínima ideia do que era cozinhar. Em menos de um mês já estava cansado da dieta universitária e comecei a me arriscar na cozinha”, conta o cozinheiro.

E engana-se quem pensa que os pratos de Thiago são só para amigos e familiares. Na noite desta terça-feira (29), o engenheiro cozinha para os mais amados e temidos chefes de cozinha da TV Brasileira: Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, durante uma seletiva do programa MasterChef Brasil, exibido pela Band.

“Acompanhei o programa desde a primeira temporada e era um sonho muito distante participar, mas no começo do ano tomei coragem e me inscrevi. Três dias depois entraram em contato”, conta. Foram 25 mil inscritos e, depois de várias etapas, Thiago foi selecionado entre os 75 cozinheiros amadores da atual temporada.

O prato escolhido para impressionar os jurados foi uma panceta crocante na cerveja com risoto de gorgonzola e uvas verdes.

PROJETO “SÓ 20”

Além de participar do programa, o cozinheiro amador também lança nesta terça-feira um projeto chamado “Só 20”. “O projeto consiste em oferecer oportunidades gastronômicas de qualidade a um custo justo. Teremos um cardápio fixo de bolos e o projeto ‘Oportunidades Só 20’, no qual a cada vez será lançado um produto completamente diferente do outro e sempre sendo disponibilizadas somente 20 unidades”, explica.

A ideia está sendo difundida em grandes capitais e Thiago pretende fazer o mesmo pelo interior. “Pode ir desde um pão recheado até um creme de ervilha, não há limites. A primeira oportunidade será um pão caseiro recheado de calabresa ao mel flambada na cachaça”, conta. Deu água na boca? O contato com Thiago pode ser feito por meio do Facebook do Projeto Só 20.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.