Osmar Antônio de Campos Ribeiro reúne fotos e histórias em livro sobre a cidade de Rio Claro

Laura Tesseti

Osmar Antônio de Campos Ribeiro reúne fotos e histórias em livro sobre a cidade de Rio Claro
Osmar Antônio de Campos Ribeiro reúne fotos e histórias em livro sobre a cidade de Rio Claro

Após 10 anos pesquisando e recolhendo todo material necessário para a publicação de um livro contando importantes histórias sobre a cidade e personagens de Rio Claro, Osmar Antônio de Campos Ribeiro lança “Fragmentos de uma época”, Volume 1, no dia 4 de março, durante uma cerimônia no Casarão da Cultura, localizado na Avenida 3, com a Rua 7, no Centro.
Nascido e criado em Rio Claro, Osmar Ribeiro trabalhou durante boa parte de sua vida como técnico em projetos ferroviários na Companhia Paulista de Estradas de Ferro e, a partir daí, sua admiração pela Floresta Estadual “Edmundo Navarro de Andrade” só cresceu.

“O livro possui 20 capítulos, sendo que em metade deles falo da Floresta Estadual, carinhosamente conhecida como Horto Florestal, trato diversos pontos relacionados à sua história e à ligação com a Companhia Paulista”, explica o escritor.  A expectativa para o lançamento do livro é grande, pois não são apenas relatos. Grande admirador da arte da fotografia, Osmar ilustra suas lembranças e histórias com imagens da época, grande parte delas tirada pelo próprio aposentado. “Enalteço as oficinas da Companhia Paulista que existiam aqui na cidade de Rio Claro, o papel junto à comunidade era de extrema importância”, fala.

Osmar relata que, no auge da ferrovia, equipamentos cirúrgicos chegaram a ser confeccionados nessa oficinas. “Muitas coisas eram feitas, de carros de luxo a grandes peças para portos. Eu mesmo cheguei a fazer bisturis para a Santa Casa da cidade.” Além das histórias, empresas e pontos de Rio Claro, todas as personagens citadas no livro tiveram um envolvimento significativo com a cidade. São 239 páginas de muitas histórias, ilustradas por muitas fotos. Tudo captado com muita dedicação e responsabilidade.

E como o intuito do autor é manter viva a bela história vivida aqui, após o lançamento, diversos exemplares são doados a escolas, para que os jovens tenham acesso a tudo que aconteceu na cidade de Rio Claro.  “Estou recebendo a colaboração de algumas empresas parceiras, mas a maioria das despesas estou custeando, pois sei da necessidade de se contar essa história, de reunir imagens de grande importância para que nada seja esquecido”, finalizou Osmar Ribeiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.