Lucas Calore

O professor rio-clarense Eduardo Amos, de 65 anos, é o grande vencedor da categoria “Excelência em Inovação em Material Didático para o Ensino de Língua Inglesa” no prêmio ELTons, maior celebração internacional do mundo que reconhece a inovação no ensino de língua inglesa. A cerimônia ocorreu no último mês de junho, em Londres (Inglaterra, Reino Unido) e foi concedido pelo Conselho Britânico (British Council), uma a organização internacional britânica para educação e relações culturais que existe desde 1934 e atua em mais de 100 países.

Amos foi finalista com a sua obra “Students for Peace” – Estudantes pela Paz, em português -, uma coletânea de quatro livros dedicada a alunos do sexto ao nono ano. A inovação no trabalho foi reconhecida pela premiação. “A coleção traz o ensino do idioma e a educação para a paz. Ao mesmo tempo em que ensino a língua inglesa, ensino respeito à diversidade, à identidade individual, a questão do bullying. Os alunos aprendem a conviver com as diferenças. É uma temática atual, o mundo todo está permeado por intolerância, xenofobia, violência”, detalha.

Lançada no Brasil, a obra de literatura didática concorreu com grupos de escritores de grandes nomes, como a National Geographic e as universidades de Cambridge e Oxford. “Acreditei que a National iria ganhar. A premiação estava sendo transmitida ao vivo para todo o mundo. Quando anunciaram “Students for Peace”, não caiu a ficha. Não sei como consegui fazer o discurso. Para mim, é motivo de muito orgulho que uma obra pensada, criada e produzida no Brasil receber esse reconhecimento e saber da origem que teve esse livro”, diz Amos.

Amos no Grupo JC de Comunicação acompanhado do troféu e livros da obra vencedora do prêmio

A obra está começando a se espalhar para outros países, como Colômbia e Angola. A coletânea é utilizada em todos os estados brasileiros, somente em escolas particulares. Outro diferencial dos livros é a integração digital, onde os alunos têm acesso a uma rede social exclusiva na internet dedicada apenas para a troca de experiências, lições e contato entre os estudantes, professores e o próprio autor dos livros.

A inspiração

Neste ano de 2017, coincidentemente, Eduardo Amos completa 50 anos de formação no antigo Colégio Vocacional de Rio Claro, na Vila Operária.

“A primeira semente dessa obra nasceu em Rio Claro, no Chanceler, quando retornei após anos de formado. Em conversa com a diretora, me propus a fazer algum trabalho na escola. Em 2008, comecei a fazer projetos que envolviam alunos, professores e gestores. Convivendo com o ambiente da escola, percebi o clima mais permeado de intolerância entre os alunos. A partir daí, pesquisei e encontrei o conceito de educação para a paz, um universo gigantesco. Ao mesmo tempo, já planejava um novo livro didático de inglês. Será que daria para juntar as duas coisas? Quando vi, já tinha produzido quatro volumes que demoraram sete anos para serem feitos, sendo lançado em 2016”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%