Rio-clarense Camilo Riani recebe ‘Oscar da HQ’

450

Em concorrido evento que reuniu jornalistas, pesquisadores e artistas do Brasil e do exterior no SESC Pompéia, em São Paulo, o caricaturista e pesquisador Camilo Riani recebeu o prêmio considerado o ‘Oscar da HQ’, criado pelo consagrado trio Jal, Gual e Groisman com a Associação dos Cartunistas do Brasil, SESC e Instituto Memorial de Artes Gráficas.

O Troféu HQ-MIX contemplou Ziraldo, Laerte, Paulo e Chico Caruso, entre outros grandes mestres do cartum e quadrinhos em sua história. Neste ano, além de Camilo Riani, o famoso pai da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, também recebeu o prêmio, ao lado de grandes nomes da ‘nona arte’.

A premiação do rio-clarense veio como reconhecimento ao seu trabalho na condução do divertido e histórico ‘Documentário do Humor’, realizado junto à TV Unimep, com Danielle Formaggio e Reinaldo Diniz, sobre o Salão Internacional de Piracicaba.

O material traz divertidas conversas do artista com o consagrado escritor Luis Fernando Veríssimo, irmãos Caruso, Jaguar, Fernando Caruso (TV Globo) e outros grandes nomes do humor nacional, com inusitadas revelações sobre histórias e bastidores do Salão.

“O formato deixou o documentário descontraído, na linha das nossas incontáveis conversas de cartunistas, noite adentro”, diverte-se Camilo. O programa está acessível no YouTube (documentário humor piracicaba). Esta é terceira vez que o artista rio-clarense recebe o mais importante prêmio do segmento na América Latina, em reconhecimento aos seus trabalhos realizados em diferentes linguagens e suportes.

Carreira

Artista plástico, caricaturista e pesquisador, Camilo conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais no campo das artes visuais, humor e ilustração. É presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba e teve seus trabalhos publicados pelos maiores jornais e revistas do país, como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Veja, Elle, Le Monde Diplomatique, O Pasquim 21, entre outros. Realizou trabalhos visuais para TV no “Programa Livre” (SBT/Serginho Groisman) e “Fanzine” (TV Cultura/Marcelo Rubens Paiva), além de ilustrações para livros.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: