Camilo Cazonatto recebendo a premiação das mãos dos organizadores do concurso

Ednéia Silva

O Concurso Piracicaba Beer Cup elegeu na segunda-feira (7) os melhores produtores artesanais de cerveja da região. A disputa teve a participação de 50 cervejeiros, inclusive um representante de Rio Claro. Camilo Cazonatto venceu o concurso e recebeu o certificado de ouro em reconhecimento à excelente cerveja produzida por ele.

Cazonatto participou do concurso com a Navarro, uma cerveja estilo ESB (Extra Special Bitter), que agradou ao paladar dos juízes, superando as concorrentes. Para Cazonatto, a participação no concurso é importante para calibrar a receita e o equipamento utilizado na produção, conforme os apontamentos feitos pelos juízes. Tão nova e já vencedora, a cerveja Navarro foi criada em janeiro deste ano e recebeu o nome em homenagem à Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade.

Camilo Cazonatto recebendo a premiação das mãos dos organizadores do concurso
Camilo Cazonatto recebendo a premiação das mãos dos organizadores do concurso

Cazonatto conta que esse foi o primeiro concurso regional do gênero. O regulamento foi baseado em guia internacional de cervejas artesanais, que estabelece parâmetros de cor, doçura, amargor, volume de álcool etc. Segundo ele, a ESB pede muita potência de malte e lúpulos, e ele conseguiu equilibrar esses dois ingredientes criando uma cerveja que deixa na boca sensações diferentes de sabor, variando entre o doce e o amargo.

Camilo Cazonatto destaca também a importância do concurso para a divulgação da marca. Depois do reconhecimento, ele começa a traçar estratégias para colocar a cerveja Navarro no mercado em 2016. A ideia é começar a venda em baixa escala e dar prioridade ao mercado local e difundir a Navarro como um produto cultural da cidade. Afinal, lembra ele, Rio Claro tem uma história com a produção de cerveja com a passagem do tempo marcada pelas sirenes da Caracu e da Skol. Cazonatto pretende resgatar parte dessa história de outra forma, com a produção de cerveja artesanal.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.