A partir da exclusiva técnica da ‘Cartoongrafia Coletiva’, criada pelo premiado artista Camilo Riani, foi inaugurado no último dia 10 o novo ‘MuroArte’ na Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba.

A ação artística colaborativa contou com a participação de 600 pessoas, entre alunos, professores, organizadores, apoiadores e a comunidade do entorno, com idades entre um e 90 anos, que deixaram as marcas de suas mãos no local. O participante mais idoso do projeto foi o pai do próprio artista criador da técnica, Aristóteles Costa.

Idealizado pelo cartunista e pela agência Neurônio Adicional, o projeto contou com financiamento de empresas e entidades da cidade e gerou a produção de um documentário histórico, realizado pelo Studio Monumental. A iniciativa foi apoiada, ainda, pela Diretoria de Ensino de Piracicaba e pela direção da escola. “O desejo, agora, é expandir por todos os lugares imagináveis. Especialmente para Rio Claro”, comemora o artista-pesquisador.

O projeto, também, ofereceu vivências artísticas e educativas a todos os alunos da escola – ministradas pelo próprio Riani – e surgiu da ideia de criar vínculos afetivos entre os participantes a partir da metodologia da ‘ArtExperiência’, desenvolvida pelo artista em seus estudos de Doutorado e Pós-Doutorado realizados na Unesp de Rio Claro.

“É como se tivéssemos pequenos grãos: a mão de cada pessoa. E junto a esse grão há outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses milhares de detalhes e mãos temos uma série de grãos, que acabam formando uma imensa cena única, como aquela que vemos agora no local”, explica Camilo Riani.

Os idealizadores buscam levar a iniciativa a outras instituições. “O intuito é incentivar outras escolas a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir com a preservação do patrimônio, o senso de pertencimento e o crescimento turístico e cultural”, completa Piffer Junior, diretor da Neurônio Adicional.

Mais informações sobre o MuroArte podem ser obtidas no site www.artexperiencia.com.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.