Os passeios pela cidade têm trajetos e locais definidos no dia pelos patinadores, de acordo com o perfil dos participantes

Antonio Archangelo

A paixão pelos patins começa desde cedo e cada vez mais crianças, jovens e adultos se aventuram no esporte, explorando o espaço urbano por meio da modalidade: Urban. Em Rio Claro, o grupo BackStal tem levado patinadores para as ruas da cidade em trajetos preestabelecidos e combinados com a utilização do aplicativo WhatsApp.

A patinadora Bruna de Paula lembra que a ideia surgiu com a intenção de reunir um maior número de patinadores. “Percebíamos que era um esporte muito isolado, muitas pessoas tinham patins, porém cada uma andava por si só e começando a conhecer outras pessoas começamos a marcar encontros. A ideia inicial foi fazer o grupo no WhatsApp. Os trajetos e locais são definidos no dia e pelo pessoal. Não é sempre no mesmo lugar que acontece, até porque na patinação existem diversas modalidades. Tem o pessoal que gosta mais do passeio, tem gente que gosta mais de quadra para treinar slalom e outras manobras, tem o pessoal do street, são mais radicais”, comenta.

Urban: BackStal tem levado patinadores para as ruas de Rio Claro com passeios agendados via celular (Foto: Divulgação)
Urban: BackStal tem levado patinadores para as ruas de Rio Claro com passeios agendados via celular (Foto: Divulgação)

Aos interessados, Bruna lembra que “é só ter o desejo e a vontade de patinar”. “Já é um bom começo, porque para aprender a andar hoje já existem cursos, oficinas que podem auxiliar o futuro patinador a desenvolver as melhores práticas, técnicas e postura. Nem patins precisa ter. No nosso caso fazemos locação de patins para aqueles que experimentam suas aptidões antes de fazer esse investimento. Não há muito limite de idade, temos no grupo crianças que vão do 5 até pessoas de 60 anos” recomenda.

O instrutor Rafael Velozo lembra que na modalidade “urban”, que é o passeio pela cidade em meio ao trânsito, o conselho é “aprender os primeiros passos com um profissional qualificado para que possa instruir como se portar perante certas situações como: descida, possíveis obstáculos e outros imprevistos que possam encontrar em um passeio urban, usar sempre capacete e kit de proteção”, disse o professor à reportagem do Jornal Cidade.

Os interessados pela modalidade podem obter informações pelo telefone: (19) 99872-1075.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA