Entre os novos equipamentos públicos do local devem ser entregues ainda um amplo teatro de arena e uma pista de skate

 

Favari Filho

 Entre os novos equipamentos públicos do local devem ser entregues ainda um amplo teatro de arena e uma pista de skate

Entre os novos equipamentos públicos do local devem ser entregues ainda um amplo teatro de arena e uma pista de skate

A transformação paisagística do município de Rio Claro depois da revitalização do pontilhão da Avenida 7 é reconhecida por todos os cidadãos que transitam pelo trecho que liga o Centro ao Cidade Nova. Contudo, alguns pontos ainda precisam de cuidados, para que os rio-clarenses possam usufruir ainda mais e de forma total aquele espaço público, que deve contar com uma pista de skate e um teatro de arena. Consta também do projeto, inclusive, a reforma da casa que um dia abrigou o engenheiro chefe da ferrovia, Fernando Betim Paes Leme, e que desde a derrocada da malha ferroviária no Brasil sofre com o descaso e as intempéries.

O Jornal Cidade entrou em contato com a assessoria da prefeitura para saber o porquê da paralisação das obras e foi informado de que o processo licitatório para contratar a empresa que deve dar continuidade à segunda etapa de revitalização do Centro Histórico de Rio Claro está em andamento. De acordo com a nota, o edital foi publicado no dia 10 de junho, com previsão de abertura dos envelopes no próximo dia 13. A nova licitação foi aberta após atualização da planilha de custos feita pelo município, apresentada e aprovada pela Caixa Econômica Federal.

Ainda segundo a assessoria, foi necessário reprogramar a obra porque a empresa vencedora para realizar o serviço na primeira concorrência pública não apresentou condições de executar a obra nesta segunda etapa e, por isso, o contrato foi rescindido. A segunda etapa das obras – que segue ao aterramento do pontilhão e ampla urbanização do cruzamento – inclui implantação de novos equipamentos públicos ao longo da Rua 1.

Entre os novos empreendimentos que devem ser entregues no local estão, como dito anteriormente, o teatro de arena e a pista de skate, além de nova iluminação, fonte luminosa e calçamento em mosaico português. As restaurações da casa de comando e do casarão estão incluídas na licitação em curso, bem como a renovação paisagística até o final da antiga Estação Ferroviária. A forma de utilização dos prédios, segundo a assessoria, será definida posteriormente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.