O Conselho Municipal de Regulação e Controle Social convocou para reunião às 13h no Núcleo Administrativo

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

O Conselho Municipal de Regulação e Controle Social convocou para reunião às 13h no Núcleo Administrativo
O Conselho Municipal de Regulação e Controle Social convocou para reunião às 13h no Núcleo Administrativo

Mais uma péssima notícia ao consumidor rio-clarense. Ao que tudo indica, o Valor Referencial de Serviço (VRS) – utilizado para pagar a concessionária Odebrecht Ambiental – deverá ser reajustado durante a revisão extraordinária do VRS no contrato da parceria público-privada.

O aumento provocará efeito cascata, que deverá impactar as tarifas de água e de esgoto que já foram reajustadas por duas vezes este ano.

De acordo com a concessionária, “junto à Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES – PCJ) contempla os impactos dos sucessivos reajustes tarifários da energia elétrica nos custos de operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro. Todas as contas de energia elétrica da concessionária (desde 2012) foram entregues para subsidiar a avaliação. Vale destacar que o aumento na tarifa elétrica provoca um grande impacto na operação do sistema de esgoto de Rio Claro, uma vez que são 10 estações de bombeamento e 7 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) dependentes de energia elétrica para funcionar. Uma consultoria técnica da FUNDACE (Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia), da USP Ribeirão Preto, foi contratada pela Agência Reguladora para analisar esses impactos e o resultado dessa avaliação será conhecido ainda este mês. Com relação à data de aplicação, a Odebrecht Ambiental aguarda a avaliação da ARES – PCJ”, disse em nota. Já o Departamento Autônomo de Água e Esgoto se limitou a informar que “a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí irá realizar no próximo dia 21 de outubro, no período das 10 às 11 horas, audiência pública nº 16/2015, tendo como objetivo a revisão extraordinária do VRS no contrato da parceria público-privada. A reunião será realizada no auditório da Secretaria de Educação, no Núcleo Administrativo Municipal (NAM)”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.