Previsão indica mais chuva durante esta semana em Rio Claro

Ednéia Silva

Quem está se preparando para a festa de Réveillon deve levar em consideração as condições climáticas. A chuva deve marcar presença na virada do ano, conforme previsto pelos serviços meteorológicos. A probabilidade de chuva varia de 80% a 90% de hoje (30) a domingo (3) em Rio Claro, segundo informações do CPTEC/INPE. A temperatura varia de 20ºC a 30ºC.

As informações foram divulgadas pela Defesa Civil de Rio Claro. O diretor da entidade, Danilo de Almeida Kuroishi, informa que para esta quarta-feira (30) a previsão é de um dia nublado com curtos períodos de sol, pancadas de chuva com trovoadas e variação de temperatura de 19ºC a 26ºC. Na quinta-feira (31) pode ocorrer chuva de curta duração acompanhada de trovoadas a qualquer hora do dia, mínima de 20ºC e máxima de 29ºC. No feriado de sexta-feira também há previsão de chuva. O tempo chuvoso deve permanecer até domingo (3) e na segunda-feira (4) a chuva deve dar uma trégua.

O diretor comenta que de segunda para terça-feira choveu 26 mm (milímetros). Para esta quarta-feira estão previstos 73 mm, para quin-ta-feira 73 mm e 22 mm para sexta-feira, dia de Ano Novo, com temperatura variando de 20ºC a 30ºC. Kuroishi destaca que o acumulado de chuva em dezembro já superou o volume registrado no mês nos dois últimos anos. Foram 263 mm em 2015 contra 209 mm em 2014 e 143 mm em 2013.

Na segunda-feira (28) a Defesa Civil de Rio Claro recebeu boletim de alerta da coordenadoria estadual sobre a instabilidade do tempo com possibilidade de ocorrer “chuva acompanhada de rajadas de vento e descargas elétricas, elevando o risco de ocorrer transtornos como alagamentos de rios, quedas de muros e árvores e destelhamentos”.

Kuroishi alerta sobre os cuidados necessários em caso de chuva com raios. As pessoas não devem ficar em locais descampados e embaixo de árvores. O ideal é procurar abrigo em locais edificados. Se no momento da chuva a pessoa estiver dentro de piscina, rios ou lagos, deve sair da água. As pessoas também não devem transitar em locais alagados e/ou inundados. Além disso, o diretor alerta sobre o risco de afogamentos, principalmente de crianças, nesta época de festas. Seja no mar, no rio ou nas piscinas, os pequenos devem ser observados. Já os adultos não devem nadar depois de ingerir bebidas alcoólicas.

LITORAL

Quem pretende passar o Réveillon no litoral também deve ficar atento ao tempo. Há previsão de chuva para a região. De acordo com o CPTEC/INPE, deve chover em Santos, Ubatuba, Praia Grande, Bertioga, Guarujá, São Sebastião, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Cananéia, São Vicente, Caraguatatuba, Ilhabela, Iguape e Ilha Comprida. Nesses locais, a probabilidade de chuva varia de 80% a 90%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.