O advogado Adriano Marchi está à frente dos trabalhos

Vivian Guilherme

O advogado Adriano Marchi está à frente dos trabalhos
O advogado Adriano Marchi está à frente dos trabalhos

O advogado Adriano Marchi, presidente da Comissão de Segurança da OAB de Rio Claro, conta que está trabalhando sobre a grande aglomeração de jovens na região central entre a direção do Shopping, a Prefeitura Municipal e a Polícia Militar. “Independentemente disso, tanto o shopping quanto a PM vêm atuando no sentido de minimizar os efeitos deste dilema”, conta Marchi, que comenta a falta de espaços de esporte, cultura e lazer para atender às expectativas dos jovens.

“Se ao longo dos anos houve investimento, foi ínfimo para fazer frente ao desafio de acolher, com responsabilidade, os jovens com regras e limites, bem como afastá-los de situações de risco, em especial de pessoas que os colocam em posição de confronto à legislação”, diz o advogado, que completa: “as práticas adotadas devem sofrer alterações, a fim de atender ao anseio da comunidade, incluindo os jovens, dentro de ações reais e conjuntas, por parte dos representantes dos poderes constituídos”.

POLICIAMENTO

O major Rodrigo Arena, coordenador operacional do 37º BPMI, afirma que o patrulhamento nas imediações do Shopping e da antiga Estação vem sendo feito com policiais militares da Base Comunitária Móvel, do Rádio-Patrulhamento e da Força Tática, “os quais, além do policiamento ostensivo convencional, realizam Operações Bloqueios, com vistas à fiscalização de trânsito e a preservação da ordem pública”.

Arena destaca ainda que, em muitos finais de semana, os policiais militares têm recebido apoio de guardas civis municipais. “Quanto a veículos que, ao passarem por tais locais, teriam sido supostamente danificados por jovens, não houve registro de ocorrência nesse sentido por parte da Polícia Militar”, afirmou o major.

GUARDA

Questionada sobre o policiamento na região, a Guarda Municipal informou que realiza patrulhamento em toda a cidade, em apoio ao trabalho da Polícia Militar. “Vale ressaltar que a prefeitura, representada pela Diretoria de Políticas Especiais, participou recentemente de três reuniões com representantes do Shopping e Udam – União de Amigos do Menor, para estudar alternativas culturais e de acolhimento aos jovens”, informou a GM.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.