Represa do Broa é liberada

246

Vivian Guilherme

Prefeitura liberou o banho na Represa do Broa na última sexta-feira (28)
Prefeitura liberou o banho na Represa do Broa na última sexta-feira (28)

A prefeitura de Itirapina divulgou nessa semana o relatório da análise das águas da Represa do Broa, feito por laboratório certificado e creditado pelo Inmetro. Segundo a avaliação, com análise da água nos locais mais frequentados pelos banhistas, as águas estão próprias para o banho.

De acordo com as informações fornecidas pela prefeitura, as praias da Vila Pinhal registraram no dia 30 de outubro, resultado de 28 UFC/100ml. Já as praias das Pedrinhas registraram apenas 7 UFC/100ml. E, as praias defronte a rampa de barcos, no final da Rua 11, registraram 50 UFC/100ml. Vale lembrar que conforme Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), se as coletas detectam coliformes fecais até 250 UFC/100ml, as praias são consideradas excelentes.

As praias haviam sido interditadas por orientação da Cetesb, que de forma preventiva recomendou a proibição do uso das águas, até que se comprovasse que não havia riscos à saúde humana. Isso porque, a cor esverdeada da água indicava excesso de algas, que poderiam ser nocivas à saúde. Entretanto, na análise, o parâmetro indicativo Clorofila-a constou em níveis toleráveis (de acordo com o manual de cianobactérias planctônicas da Cetesb). O que indica que o risco de saúde aos banhistas é muito baixo.

Com base nesses dados, a partir desta sexta-feira (28), a Prefeitura fará a retirada de todas as placas colocadas ao longo das praias e na Portaria. “A Prefeitura se baseou em laudos oficiais, com análises devidamente credenciadas pelo Inmetro para demonstrar que atualmente a Represa do Broa não está poluída e pode sim ser utilizada com tranquilidade pelos banhistas, turistas e esportistas aquáticos, até que se comprove o contrário. É importante salientar que em momento algum a Prefeitura contestou ou contesta laudos anteriores ou a ação da Cetesb, que agiu de maneira preventiva”, informa o prefeito Zé Maria Cândido.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: