Bombeamento foi reduzido e pode haver baixa pressão no fornecimento de água aos bairros abastecidos. Recomendação é que seja feito uso sem desperdícios da água, priorizando higiene pessoal e alimentação

O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro está realizando nesta sexta-feira (18) reparo emergencial em uma das bombas de captação de água bruta do Ribeirão Claro que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA )1.

De acordo com o departamento técnico da autarquia, trata-se de um reparo complexo e a previsão da conclusão do conserto é para os próximos dias.

A captação de água segue sendo realizada, porém, com bombeamento reduzido para que o abastecimento seja mantido, podendo ocasionar diminuição na pressão do fornecimento de água para o distrito de Assistência e os bairros das regiões norte, sul e central, abastecidos pela ETA 1, que correspondem a 40% da cidade.

“O abastecimento segue sendo realizado, mas a água pode chegar em alguns bairros com menos pressão caso não seja usada de maneira consciente e responsável”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.

O Daae orienta o uso sem desperdícios de água, principalmente nos horários de pico, para que bairros mais distantes da ETA 1 e que estão situados em regiões mais altas tenham menor possibilidade de ficarem temporariamente sem água.

Por isso, a autarquia pede para que os munícipes priorizem nos próximos dias o  uso da água para situações essenciais como alimentação e higiene pessoal, evitem o uso voltado ao lazer e  não lavem calçadas, carros e quintais.

O Daae ressalta ainda que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.

A operação não afeta  a ETA 2, que segue funcionando normalmente. A ETA 2 abastece 60% da cidade e fornece água para as regiões leste e oeste e alguns bairros da região sul, além do distrito de Ajapi.

Mais em Dia a Dia:

Engraxate: uma profissão que dá brilho