Os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Vacina, instaurada na Câmara Municipal, seguem para a reta final. Isto porque neste início de semana deve chegar aos vereadores o relatório de conclusão e análise da investigação da denúncia apresentada pelo vereador Luciano Bonsucesso (PL) de que algum parlamentar da Casa de Leis teria ‘furado’ a fila da vacinação contra a Covid-19.

O relator Adriano La Torre (Progressistas) é o responsável pela elaboração do documento após a realização de várias oitivas com a presença dos vereadores e de representante da Fundação Municipal de Saúde. Após a entrega aos parlamentares, os mesmos terão alguns dias para analisar o texto que será votado em plenário, dentro dos trabalhos da própria CPI, no dia 24 de maio. Caso o relatório aponte pedido para arquivamento da investigação, o documento não precisará seguir tramitação nas comissões em forma de projeto de resolução. No entanto, se o relatório indicar procedência na denúncia de Bonsucesso, o texto segue para tramitar na Casa.

Nos bastidores há uma expectativa pelo arquivamento. Isto porque na última oitiva, realizada no dia 10, a vereadora Carol Gomes (Cidadania) assumiu ter dito uma frase, segundo ela, ‘irônica’, ao citar que estaria ‘imunizada’ contra a Covid-19. A parlamentar, porém, evidenciou ter citado o fato por conta de aglomerações nos gabinetes do Poder Legislativo e recentes surtos, na época, de vereadores e funcionários infectados pelo coronavírus. O presidente José Pereira (PSD) e Sivaldo Faísca (DEM), que depuseram na CPI, confirmaram que houve a citação em questão por parte da vereadora e atribuíram ‘ironia’ e/ou ‘brincadeira’ na frase da colega parlamentar.

Segundo o presidente da CPI, Hernani Leonhardt (MDB), “assim como os demais membros da Comissão, também estou aguardando o relatório com as conclusões e recomendações para que possamos disponibilizar para todos e colocar em votação no próximo dia 24. Confio no trabalho do relator e sei que teremos um parecer justo e que dê respostas à sociedade”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.