A Universidade Estadual Paulista (Unesp) completou no sábado, 30 de janeiro, 45 anos de história posicionada como uma das principais universidades do país e da América Latina.

Criada em 1976 com a reunião de 14 institutos isolados, a Universidade, atualmente, está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

“Difícil imaginar em 1976, quando eu entrei como aluno na Unesp, que hoje, passados apenas 45 anos, que nossa universidade fosse pujante, sólida e produtiva como ela é, referência para o Brasil e para o mundo de inclusão social, ensino de qualidade, pesquisa de qualidade e em extensão e inovação. É muito honroso ser reitor em um momento como esse”, afirma o professor Pasqual Barretti, reitor da Unesp.

Entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu), são aproximadamente 54 mil estudantes. Com os cerca de 3.000 docentes e 5.200 servidores técnico-administrativos, a comunidade universitária reúne mais de 60 mil pessoas.

“A Unesp foi e é alicerçada no trabalho das pessoas que estabeleceram ou estabelecem uma relação que transpõem o desenvolvimento meramente profissional. Nutrem, sim, uma relação de pertencimento. A sua juventude nos torna contemporâneos e cúmplices da sua história e grandes desafios nunca foram intransponíveis”, diz a professora Maysa Furlan, vice-reitora da Universidade.

Veja no vídeo abaixo, produzido pela TV Unesp, a íntegra das mensagens do reitor Pasqual Barretti e da vice-reitora Maysa Furlan sobre os 45 anos da Universidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.