Rio Claro e região passaram nesta semana para a Fase Laranja do Plano São Paulo e diversas mudanças aconteceram em relação à abertura de estabelecimentos.

Na cidade de Piracicaba, no dia 14, uma blitz, segundo informações da prefeitura municipal, visitou 20 estabelecimentos comerciais entre restaurantes e bares e interditou três por desrespeito a protocolos sanitários e horários, ainda da Fase Amarela.

Ainda segundo informações da prefeitura de Piracicaba, outros três estabelecimentos teriam sido notificados por não cumprimento de regras, como mesas acima de seis pessoas e falta de álcool em gel também nas mesas.

Os estabelecimentos foram fechados apenas no dia da blitz. O município regrediu para a Fase Laranja do Plano São Paulo na segunda-feira (18).

AMERICANA

Já, na cidade de Americana, a ação aconteceu por parte da Polícia Militar, que durante patrulhamento, na noite de sábado (16), avistou uma aglomeração e com apoio de demais viaturas interrompeu uma festa com cerca de 400 pessoas que acontecia em um espaço fechado, na Rua do Soldador.

Segundo consta no boletim de ocorrência que foi elaborado, a ação descumpria o decreto estadual que visa coibir a proliferação da Covid-19, evitando aglomerações e instituindo medidas sanitárias em diversas situações e, segundo relato, na festa, os frequentadores não estariam utilizando máscaras. O responsável foi qualificado.

A Polícia Civil e a prefeitura municipal de Americana cuidarão das medidas administrativas.

RIO CLARO

Na cidade de Rio Claro muito se cobra sobre esse trabalho de fiscalização. Questionada sobre a situação, a prefeitura de Rio Claro informou que o município continuará com as ações de fiscalização nos estabelecimentos comerciais para verificar o cumprimento das regras de funcionamento da fase em que o município se encontra. Vigilância Sanitária e Guarda Municipal realizam este trabalho e, no caso de irregularidades, serão aplicadas as penalidades previstas em lei.

Questionada ainda sobre o número de autuações feitas no final de semana no município, a prefeitura informou que não houve autuações ao longo dos últimos dias na cidade de Rio Claro.

DRONE

Em entrevista à Rádio Jovem Pan News, o novo secretário de Segurança de Rio Claro, Otávio Balbão, falou sobre a utilização de drones para fiscalização de possíveis festas clandestinas no município.

“Estamos colocando novamente os equipamentos em uso e também treinando equipes para que todos, inclusive a Guarda Civil Municipal, possa fiscalizar, com esse tipo de equipamento, possíveis festas clandestinas nesse momento de pandemia”, falou

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.