A Câmara Municipal, com apoio de vereadores de cidades da região, aprovou uma Moção de Apelo ao Governo do Estado para que o convênio com a Casa de Saúde ‘Bezerra de Menezes’, em Rio Claro, seja renovado junto à Secretaria de Estado da Saúde.

O documento, aprovado na sessão de segunda-feira (31), foi encaminhado ao governador João Doria (PSDB) e foi articulado em conjunto com o Poder Legislativo de cidades como Analândia, Araras, Limeira, Mombuca, Piracicaba, Pirassununga e São Pedro. A ideia é que todas as 26 cidades que fazem uso dos serviços públicos da instituição também enviem moção semelhante ao Estado.

No início do mês passado, conforme o JC noticiou, a entidade foi pedir ‘socorro’ aos vereadores para que colaborassem na articulação a fim de que a situação fosse normalizada e o convênio renovado.

O processo para renovação foi negado pelo Estado por não terem sido cumpridas metas pactuadas no ano passado, como promoção de curso de pós-graduação em saúde mental para os profissionais de saúde dos municípios que são atendidos e que não ocorreu por conta da pandemia. Somente nos últimos quatro anos, 4.239 pessoas foram assistidas e tratadas na Casa de Saúde. Em reunião realizada há poucos dias, após contato do vereador Júlio Lopes (PP), ficou acordado com os vereadores das cidades da região que também aprovassem Moção de Apelo para o governador.

REUNIÃO

Ainda ontem (2), o vereador Luciano Bonsucesso (PL) esteve com o deputado estadual Marcos Damasio (PL), e o presidente do ‘Bezerra’, Emerson Aparecido Firmino dos Santos, em reunião com o secretário-executivo da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano, para tratar da renovação do convênio.

Segundo informou o deputado ao JC, o secretário acenou positivamente para que o assunto seja resolvido nos próximos dias e que não há intenção da Secretaria em encerrar o convênio na parte assistencial.

“O secretário se comprometeu em avaliar a situação e achar a melhor solução, inclusive desmembrando o convênio para evitar novos problemas se for o caso. Vamos acompanhar, creio que em poucos dias teremos uma resposta positiva e definitiva quanto ao convênio”, disse Damasio. Segundo o presidente Adriano, um possível fechamento do hospital colocaria em risco o atendimento aos pacientes e 110 famílias de funcionários desempregados.

RETORNO

A Secretaria de Estado da Saúde informou ao JC que mantém convênios com a Casa de Saúde para assistência aos usuários SUS da região de Piracicaba superior a R$ 2,4 milhões por ano. “Em meio à pandemia, o Governo ainda repassou mais de R$ 1,4 milhão para apoio no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A Secretaria mantém tratativas quanto ao convênio citado pela reportagem e está à disposição do serviço para orientações”, comunica.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.