O trabalho de revitalização do asfalto na cidade teve início pela Avenida 5; outros trechos, como a Avenida 11, da Rua 1 até a Rua 6, também serão recapeados

Favari Filho

A segunda-feira (28) amanheceu com caminhões, máquinas e homens trabalhando na nova etapa de recapeamento asfáltico do Centro. O trabalho teve início na Avenida 5, no trecho entre as ruas 1 e 14, e alguns motoristas foram impedidos de chegar aos seus destinos pelo caminho que estão acostumados a trafegar. O transtorno divide opiniões, contudo uma coisa é certa: depois de finalizada a melhoria, os motoristas poderão transitar sem a preocupação de danificar a suspensão dos automóveis.

O comerciante Luiz Geraldo viu com bons olhos a medida, uma vez que – observou – o acúmulo de buracos no asfalto prejudica o bom funcionamento dos carros. “É importante o asfaltamento porque Rio Claro está repleta de crateras, pena que a melhoria aconteça somente aqui no Centro. Agora, fazer a obra sem avisar é ruim; olha onde tenho que parar para chegar lá no banco”, enfatizou o apressado cidadão.

O trabalho de revitalização do asfalto na cidade teve início pela Avenida 5; outros trechos, como a Avenida 11, da Rua 1 até a Rua 6, também serão recapeados
O trabalho de revitalização do asfalto na cidade teve início pela Avenida 5; outros trechos, como a Avenida 11, da Rua 1 até a Rua 6, também serão recapeados

Já Danilo Heleno, que atua como professor, defendeu que a atitude da prefeitura é muito boa, porém gera transtorno aos motoristas que precisam transitar pelo Centro, “principalmente em uma segunda-feira, porque é dia de ir ao banco e de acertar as contas. Fechar as ruas sem sinalizar com antecedência também deixa enfurecido o motorista que está dirigindo com pressa de chegar ao destino”, pontuou.

Procurada, a prefeitura informou através da assessoria que, em razão das obras, alerta os motoristas sobre as interdições necessárias. A orientação, portanto, é que redobrem a atenção ao trafegaram nas imediações da área em que observarem que haja operários e máquinas.

ASFALTO

Esta é a segunda etapa de recapeamento que a prefeitura realiza em ruas de acesso no chamado Centro Histórico de Rio Claro. Em 2010, foi iniciada a primeira etapa com recapeamento, instalação de placas de orientação e construção de rampas de acessibilidade; os investimentos foram da ordem de R$ 2,6 milhões.

Nesta nova etapa serão recuperadas as plenas condições de tráfego em quase 67.000 m² de ruas e avenidas e, para fazer os serviços, a administração municipal recebeu R$ 750 mil conseguidos no governo federal, por intermédio do Ministério do Turismo, como estímulo à valorização do patrimônio turístico da Cidade Azul.

No Centro Histórico estão importantes prédios da arquitetura do município, como a antiga Estação Ferroviária, o Gabinete de Leitura, a Igreja Matriz, o Colégio Puríssimo Coração de Maria, o Museu Histórico e o prédio da escola Armando Bayeux da Silva.

EM NOTA

O prefeito Du Altimari lembrou que as obras também são de grande importância para Rio Claro, pois atendem ruas e avenidas de grande movimentação de veículos. “É um serviço importante para o trânsito da cidade, pois estamos atendendo uma região de grande fluxo de veículos.”

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.