Na antiga Estação Ferroviária, usuários tinham sinal de Wi-Fi liberado para conexão na internet

Lucas Calore

A rede de internet gratuita via Wi-Fi de Rio Claro começou a operar em pontos como Jardim Público e Estação Ferroviária no ano de 2015. No início, o serviço foi bastante elogiado pela população, que começou a utilizá-lo nas imediações do Centro do município.

No entanto, já há alguns meses que o sinal da rede deixou a desejar em funcionalidade e eficiência. A reportagem do JC testou o serviço durante essa semana, mas não obteve sucesso na conexão dos dados por meio de um smartphone.

Queixas

A dona Antônia de Lurdes, moradora do Jardim Panorama, usava o serviço quando estava em passagem pelo terminal de ônibus urbano.

Há algum tempo acabou contratando um plano de internet pela sua operadora de celular, pois a rede gratuita não funcionava mais. “Deveria voltar a funcionar. Acabei fazendo um plano de dados pra usar”, comenta. O investimento é de R$ 29,90 mensais.

A jovem Luide Camila, natural de Americana, está morando em Rio Claro há cerca de dois anos e também aprovou o serviço quando foi lançado: “No começo era bem forte o sinal, mas agora não consigo mais me conectar”, lamentou a garota que reside no bairro Mãe Preta.

E aí, Prefeitura?

A administração atual foi consultada sobre o problema indicado pela população. Em nota encaminhada pela assessoria de imprensa, informou que o contrato com a empresa responsável pela manutenção das antenas e sinais de internet venceu em agosto do ano passado e não foi renovado pela administração anterior.

“A atual gestão está analisando a situação e verificando quais medidas podem ser tomadas dentro da realidade orçamentária do município”, finaliza o comunicado à reportagem.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.