Vista aérea da Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Diga Xis)

Fabíola Cunha

Vista aérea da Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Diga Xis)
Vista aérea da Fazenda Santa Gertrudes (Foto: Diga Xis)

A belíssima Fazenda Santa Gertrudes vai ser novamente cenário de uma novela de época. “A Escrava Mãe”, da Record, terá cenas gravadas no local, que já emprestou a bem conservada estrutura para “A Escrava Isaura”, da mesma emissora – além de “Esperança”, novela sobre a imigração de italianos da Rede Globo. A nova novela da Record vai contar justamente as origens de Isaura.

A secretária de Cultura de Santa Gertrudes, Letícia Tonon, esteve na Rádio Excelsior Jovem Pan AM 1410 khz na manhã dessa sexta-feira (13) e comentou que o grande atrativo da propriedade é justamente remeter o espectador ou visitante para a época em que foi fundada e viveu seu auge: “É uma fazenda dos tempos áureos do café, tem arquitetura francesa e o único material local usado foi a madeira e o barro, o resto foi tudo importado. Ela está conservada então é uma ótima locação para realizar novela de época”, diz.

Segundo a secretária, as gravações estão previstas para começar no dia 1º de maio e devem durar 8 meses, conforme informações da produtora Casablanca, contratada pela Record para rodar a novela.

Letícia também explica que a secretaria municipal tem intermediado contato com figurantes para as gravações: “A gente está dando uma força como por exemplo para entrar em contato com figurantes, porque a novela aborda o período da escravidão, então de 70 a 80% dos figurantes precisam ser afrodescendentes e podem entrar contato com a gente, estamos sendo uma ponte”, explica.

A secretária de Cultura do município vizinho, Letícia Tonon
A secretária de Cultura do município vizinho, Letícia Tonon

A chegada de uma equipe grande de profissionais envolvidos com a gravação da novela deve também movimentar o comércio, como restaurantes e supermercados.

Fundada em 1854 pelo Barão de São João de Rio Claro, o nome da fazenda não deriva do município, mas sim de uma homenagem do barão à memória de sua mãe, D. Gertrudes Galvão de Moura Lacerda. Com arquitetura francesa, a fazenda preserva toda sua estrutura até os dias de hoje.

“Escrava Mãe” é a próxima novela do horário nobre da emissora Record. É um trabalho do autor Gustavo Reiz, baseado num argumento do vice-presidente Marcelo Silva.

Prevista para estrear em outubro deste ano, “Escrava Mãe” deve começar a ser gravada pela Record na tecnologia 4k, espécie de “ultra HD” que eleva a qualidade das imagens. Tal recurso já é comum no exterior, fato que leva a emissora a crer no sucesso de vendas da novela para outros países.

Além disso, o fato da trama contar a história da mãe da protagonista de “A Escrava Isaura” – uma das mais comercializadas de toda a história – também anima o canal paulista, que pretende transformar o folhetim num dos principais itens de seu acervo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.