Mapa da reclassificação do dia 15 de janeiro

Foi confirmado nesta quarta-feira (20) que o Governo do Estado fará uma nova reclassificação do Plano São Paulo nesta sexta-feira (22) – quando as regiões podem regredir da fase amarela para a fase laranja. Rio Claro que pertence a região de Piracicaba, está na fase laranja desde a última segunda-feira (18).

Para a região da Grande São Paulo ainda não existe uma definição concreta. A decisão será tomada na manhã de sexta. Essa será a terceira atualização das fases do governo João Doria (PSDB) em apenas 15 dias.

A reclassificação se justifica pelo agravamento do coronavírus em São Paulo, principalmente pelas festas de fim de ano. Anteontem, ao apresentar os dados da semana passada sobre a doença, o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que foi a pior semana da pandemia no estado até agora. Atualmente, São Paulo tem 67% da sua população na fase amarela do plano que coordena a flexibilização ou o endurecimento de medidas restritivas. São seis regiões, incluindo a Grande São Paulo, na fase de menos restrições se comparada à laranja e à vermelha.

Outras dez regiões estão na fase laranja e apenas uma, de Marília, está na vermelha, em que apenas serviços essenciais devem funcionar. Um dia após ultrapassar a marca de 50 mil mortes causadas pela covid-19 no estado, São Paulo segue com uma situação de piora da pandemia e constante aumento das internações. Atualmente, o estado tem 70% dos seus leitos de UTI ocupados, enquanto a Grande São Paulo registra 70,5%.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.