A alta procura de pacientes nas unidades de saúde, sobretudo no hospital de campanha contra a Covid-19 no Pronto Atendimento do Cervezão, tem exigido quantidade suficiente de testes para diagnóstico da doença na rede pública de saúde. Junto com a rede particular, somente neste início de janeiro quase três mil testes foram realizados em Rio Claro.

A Fundação Municipal de Saúde, consultada pela reportagem do Jornal Cidade, informou que por enquanto o município dispõe de testes em quantidade suficiente para atender a todos que tiverem indicação do setor de saúde. “A Fundação Municipal de Saúde empenha esforços para adquirir mais testes e assim ampliar o estoque e garantir a manutenção deste atendimento, no entanto, há grande dificuldade de mercado”, alerta.

Na rede pública municipal de saúde, os testes são realizados nas unidades básicas de saúde, unidades de saúde da família e unidades de pronto atendimento, a partir de avaliação da equipe técnica da unidade de saúde. “Para fazer o teste é necessário que o paciente esteja entre o segundo e quinto dia de sintomas, com febre e também sintoma respiratório”, orienta a Prefeitura de Rio Claro.

Testes também estão sendo realizados em farmácias do município. De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Jair Vergínio, esses estabelecimentos também estão notificando a administração municipal dos resultados desses testes. É grande o aumento de casos positivados na cidade, ainda que em sua maioria seja necessário apenas o isolamento domiciliar, fato que indica a eficácia das vacinas contra a doença. A vacinação em Rio Claro continua nas quatro unidades básicas de saúde do município.

Nessa quinta-feira, a cidade registrou 157 casos positivos da doença. Dados do boletim epidemiológico divulgado ontem pela Fundação de Saúde indica que até o momento, em toda a pandemia, 21.507 se infectaram com a Covid-19 em Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.