Em evento marcado por muita emoção, a prefeitura de Rio Claro anunciou que vai ampliar o atendimento para os alunos das salas descentralizadas da Escola Municipal Marcelo Schmidt que funcionam em prédio do Instituto Allan Kardec. A medida atende solicitação feita pelas mães dos estudantes. As mudanças serão implementadas a partir de fevereiro do ano que vem.

A salas descentralizadas terão EJA 2 (Educação de Jovens e Adultos), com aulas de matemática, português, ciências, entre outras disciplinas. Hoje, as salas oferecem somente EJA 1. O horário das aulas também será estendido até as 11h30, duas horas a mais que o horário atual, das 7h30 às 9h30. A unidade também terá Sala de Recursos Multifuncionais que oferece atendimento especializado a alunos com necessidades educacionais especiais.

A prefeitura pretende verificar a possibilidade das salas funcionarem em período integral a partir de julho do ano que vem, com atividades e orientações para inclusão no mercado de trabalho. As salas descentralizadas atendem 54 alunos de 8 a 26 anos de idade que, além do ensino gratuito, também contam com transporte escolar. A escola oferece aulas de Educação Física, Artes, Inglês e oficinas de artesanato, que são ministradas por nove professores.

O anúncio sobre as mudanças foi feito pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o instituto nesta quinta-feira (16). O prefeito falou de seu vínculo com o Instituto Allan Kardec, já que seu irmão Jean freqüentou a instituição. “Rio Claro passa a ser pioneiro na promoção da inclusão social. Estamos trabalhando para que, mesmo diante das dificuldades, consigamos fazer a diferença em benefício da pessoa com deficiência e daqueles que mais precisam”, comentou Juninho.

O secretário da Educação, Adriano Moreira, ressaltou a importância de atender ao pedido das mães que buscam melhorar a qualidade do ensino oferecido aos seus filhos. A diretora do Allan Kardec, Ana Carolina Zuchini, classificou como “excelente” as mudanças anunciadas. “É tudo que a gente sempre quis, reivindicações que estamos fazendo há anos e que agora vão se tornar realidade”, comemorou.

A solicitação das mães foi feita ao vereador Adriano La Torre que encaminhou o pedido à prefeitura. “Sei da sensibilidade do prefeito e do secretário, por isso tinha expectativa de que o pedido fosse atendido”, declarou. Paulo Meyer, assessor municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou os avanços de Rio Claro na implantação de políticas públicas da Lei Brasileira de Inclusão (LBI). “Hoje Rio Claro tem avanços maiores que cidades de maior porte”, frisou. Para o vereador Júlio Lopes, as mudanças trarão grandes benefícios no processo educacional dos alunos.

Também participaram do evento Simara da Mata, coordenadora de Educação Especial da Secretaria da Educação, e o vereador Geraldo Voluntário, além de mães e alunos atendidos nas salas descentralizadas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.