Carine Corrêa

Nessa sexta-feira (22), aconteceu em Rio Claro o segundo evento de pré-certificação do Programa Município Verde Azul (PMVA), que contou com a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Maurício Brusadin. Em entrevista exclusiva ao JC, ao final das pré-certificações dos municípios, Brusadin – substituto do progressista Ricardo Salles, que ‘pediu’ a conta do cargo após pressão do partido – revelou que Rio Claro pode ser uma sucursal da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, sendo assim, prestar serviços regionalmente nos mesmos moldes do que é prestado pela pasta estadual. “[…] quase todos os serviços da Secretaria do Meio Ambiente vão estar aqui prestados regionalmente. Fundação Florestal vai estar, CBRN [Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais] vai estar, a CFA [Coordenadoria de Fiscalização Ambiental]; todas as funções que a Secretaria do Meio Ambiente presta em São Paulo, Rio Claro vai ser o primeiro município a ter isso. Quase uma subsecretaria do Meio Ambiente. O Horto aqui vai se transformar em uma referência regional na prestação de serviços. Não posso finalizar a resposta, pois o nosso pessoal do orçamento está discutindo. Nós tivemos essa ideia hoje [sexta-feira] de manhã. Então estamos construindo. Quase todos os serviços da Secretaria do Meio Ambiente vão estar prestados aqui no Horto regionalmente. Fundação Florestal e CBRN nós já conseguimos. CFA adorou a ideia. Precisamos fechar os números do dinheiro. Estamos quase transferindo uma sucursal da secretaria para Rio Claro”, detalhou.

Sobre o Horto – Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, Brusadin pleiteia junto ao município transformar o espaço em atração turística. “Fizemos uma discussão hoje com a Fundação Florestal e agora é iniciar parcerias para tornar o Horto uma atração turística, com prestação de serviço de qualidade. Tem um problema que envolve a questão da legislação no que pode e no que não pode”, finalizou.

Pontuação

Rio Claro conseguiu 60,09 pontos e avançou 424,35% no ranking ambiental. Em dezembro, o governo estadual irá divulgar o resultado final do Ranking Ambiental Paulista 2017, com a divulgação das cidades que obtiveram mais de 80 pontos e conquistaram o Selo Município Verde Azul. Conforme apurações no local da pré-certificação, no Floridiana Tênis Clube, o município teria ficado em 50º lugar.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.