Sidney Navas

Fachada do prédio permanece praticamente intacta e na atualidade comporta um supermercado. O Theatro Variedades foi o responsável por inserir a cidade de Rio Claro no eixo cultural do Estado de São Paulo

RIO CLARO/SP - Jornal Regional lança seu especial sobre a Rua Seis
Até quando esse prédio histórico vai persistir a ação do tempo?

Ele não está mais em operação, mas pelo mesmo restou praticamente boa parte de sua linda estrutura. O antigo Cine Theatro Variedades, na Rua Seis, construído em1914, teve a finalidade primordial de colocar Rio Claro no eixo cultural do Estado de São Paulo. Informações fornecidas pela assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal dão conta de que lá foram apresentados grandes espetáculos e manteve suas atividades até o início dos anos 50 e após algumas reformas passou a realizar sessões de cinema. A partir daí o uso como cinema se destacou. Na atualidade o prédio abriga um supermercado e antes disso foi um dos templos da Igreja Universal do Reino de Deus e a boate PhD, muito conhecida pelos jovens no começo da década de 1990.

O Teatro Variedades é um dos últimos testemunhos da vida social e cultural de Rio Claro do início do século XX. Algumas das fontes de pesquisa tratam que estiveram na cidade companhias famosas como a de Elvira Beneventi e a Companhia lírica Italiana Maio Pagliucci e Cia, esta última responsável por apresentar no teatro as óperas Aída de Verdi, La Tosca de Puccini, Rigoleto de Verdi, Cavalleria Rusticana de Mascagni, I Pagliacci de Leoncavallo, Rigoleto de Verdi, La Bohème de Puccini, O Guarani de Carlos Gomes e Carmem de Bizet.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.