Assim como neste ano, o setor de Atenção Básica da rede municipal de Saúde de Rio Claro será destaque nos investimentos da prefeitura em 2018. O prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, anunciou nesta quarta-feira (20) que as unidades de saúde dos bairros Mãe Preta, Palmeiras e Wenzel deverão passar por reformas no ano que vem. “A Atenção Básica é a porta de entrada para a rede municipal e as condições da infraestrutura interferem diretamente no acolhimento à população”, comenta Juninho, lembrando que o município está ampliando em 30% a capacidade de atendimento em Atenção Básica da rede municipal de saúde. Isso porque no início de 2018 serão entregues seis unidades de saúde da família (USF) nas regiões dos bairros São Miguel, Jardim Brasília, Santa Elisa, Bela Vista, Jardim Progresso e a segunda do bairro Mãe Preta.

O secretário municipal de Saúde, Djair Francisco, reforça que as novas unidades de saúde da família são obras retomadas neste ano, após abandono pelo governo anterior, e estão em fase final de construção. “Será um avanço considerável para a qualidade da rede municipal e um dos muitos exemplos de como a saúde, hoje, é prioridade na administração municipal”, afirma. Paralelamente às obras, também está em fase de conclusão o trabalho de cadastramento das famílias que serão atendidas nas novas USFs.

A ampliação e melhorias estruturais na rede de Atenção Básica são ações do programa Mais Saúde, lançado neste ano com uma série de iniciativas para mudar para melhor o quadro da saúde municipal até 2016. “Neste ano trabalhamos com orçamento herdado da administração passada e, mesmo assim, conseguimos avanços inéditos na saúde municipal, como o Espaço Mais Saúde”, comenta Juninho, referindo-se ao complexo médico-hospitalar instalado na região central para reduzir a fila de espera em consultas, exames e cirurgias de baixa e média complexidades. “No orçamento que elaboramos, a Saúde tem previsão de receber a maior fatia dos recursos municipais em 2018 e, por isso, conseguiremos fazer muito mais”, acrescenta.

Outros investimentos do programa Mais Saúde neste ano foram o programa “Farmácia Todo Dia”, com entrega gratuita de medicamentos também aos finais de semana e feriados nas farmácias municipais do Bairro do Estádio e Cervezão. Além disso, o município investiu R$ 700 mil para renovar aparelhos como aspiradores cirúrgicos, desfibriladores elétricos, eletrocardiograma portátil, entre outros, nas UPAs do Cervezão e Avenida 29 e no PSMI. O consultório odontológico móvel foi reativado e já atendeu mais de 500 pessoas em vários bairros do município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.