O trabalho conjunto das forças de segurança tem dado resultado positivo em Rio Claro. Dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública apontam queda acentuada nos indicadores criminais no segundo semestre do ano passado, colocando Rio Claro entre as cidades que mais diminuíram o número de crimes. No terceiro trimestre de 2017, o município ficou entre as dez cidades paulistas com maior redução de criminalidade. Rio Claro também foi destaque no quarto trimestre quando ficou entre as 30 cidades com maior diminuição criminal.

“Esse resultado se deve ao planejamento estratégico aliado ao serviço de inteligência que permite que os agentes de segurança estejam nos lugares e horários certos para combater os crimes”, explica o capitão da Polícia Militar, Cleotheos Sabino, destacando também o trabalho conjunto da polícia com os órgãos municipais. “Agradeço o apoio da prefeitura na prevenção primária como recuperação de áreas degradadas, ações de manutenção e limpeza, podas de árvores, ampliação da iluminação, recuperação de pavimento, porque tudo isso contribui para a redução da criminalidade”, afirma Sabino, observando que estudos comprovam que a incidência de crimes diminui em áreas bem cuidadas.

De acordo com a polícia, os indicadores criminais de 2017 são os melhores dos últimos anos. No terceiro e quarto trimestres os casos de homicídios caíram, em média, quase 38% na comparação com o mesmo período de 2016. De outubro a dezembro foram sete assassinatos em 2016 contra quatro em 2017, queda de 42,86%. Nesse período houve uma redução em roubos de 43,59%; os roubos de veículos caíram 37,5%; os furtos tiveram baixa de 17,11%, e furtos de veículos apresentaram queda de 47,49%.

A redução dos indicadores criminais foi verificada ao longo de todo o ano passado em relação a 2016: menos 27,59% em casos de homicídios, 2,32% em furtos, 33,33% em roubos e 29,62% em furtos e roubos de veículos. Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, esses resultados positivos são fruto das ações realizadas pelo município para aumentar a sensação de segurança da comunidade e da integração da Guarda Civil Municipal (GCM) e as polícias Civil e Militar, além do apoio do Judiciário, Ministério Público, entre outros órgãos e entidades. “Diminuir os crimes e gerar empregos são metas que todo gestor público quer alcançar. Rio Claro tem sido feliz em obter avanços no combate à violência e na geração de emprego e renda”, comenta Juninho. “Vamos continuar trabalhando para que essa tendência de redução se mantenha neste ano”, acrescenta o vice-prefeito e secretário de Segurança, coronel Marco Antonio Bellagamba.

Os números oficiais da PM foram informados ao prefeito na quinta-feira (22) durante reunião na sede do 37º Batalhão da PM, da qual também participaram o comandante da GCM, Luís Fernando Godoy; e os oficiais da PM, major Rodrigo Arena e major Rogério Capuano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.