VAMOS PARTICIPAR: acontece hoje em Rio Claro, no Grêmio da Santa Cruz, mais uma campanha de doação de sangue

Ednéia Silva

Rio Claro realiza nesta quarta-feira (9) mais uma campanha de doação de sangue e para cadastro de doadores de medula óssea. O evento está sendo realizado pelo Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, com o apoio do Grupo Mais Vida. A campanha acontece das 18 às 21 horas no Grêmio da Santa Cruz, que fica na Rua 9, entre as avenidas 8 e 12.

A voluntária do Grupo Mais Vida, Luciana Sartori Santos, explica que com relação à medula óssea quanto mais pessoas tiver no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) maior a chance de encontrar um doador compatível com quem precisa da doação.

Luciana explica que o banco de doadores é consultado a cada vez que não se encontra um doador compatível no grupo familiar do paciente. Hoje o Redome possui mais de quatro milhões de pessoas cadastradas. Ela ressalta a importância do doador se conscientizar de que, uma vez cadastrado no banco, poderá se tornar doador de qualquer pessoa em qualquer parte do Brasil e do mundo, e não somente para pessoas conhecidas.

Para se cadastrar, o voluntário precisa ter entre 18 e 55 anos de idade. No ato do cadastro são coletados 10 ml de sangue para realização da tipagem genética (HLA). Uma vez cadastrada, a pessoa fica no banco até os 60 anos. Para doar sangue a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos. Em ambos os casos, é preciso apresentar documento oficial com foto e estar com bom estado de saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje