Palco de tragédia há 22 anos, o pontilhão sob a linha férrea que interliga os bairros do Grande Cervezão ao Jardim Primavera, paralelo à Avenida Paulista, novamente foi alvo de enchente no último domingo (29) durante a tempestade que atingiu Rio Claro.

A forte chuva fez novamente com que o local ficasse tomado pela água. Mais de duas décadas atrás, pelo mesmo motivo, duas crianças – um garoto de 12, outro de 7 – morreram afogadas no trecho.

Tantos anos depois, o problema com o escoamento de água continua. O padre Renato, da Paróquia Aparecida, reside a poucos metros do local e se preocupa. “Sempre quando chove nessas proporções assim, ficamos atentos porque num passado houve invasão de água nas casas ao redor”, disse à reportagem.

O leitor Júlio Oliveira se lembra de situação semelhante em pontilhão que existia na Avenida 7. “Podiam fazer o mesmo que fizeram no antigo pontilhão que dava acesso ao shopping, já que esse pontilhão está desativado”, comenta.

Melhorias

A Prefeitura Municipal de Rio Claro foi contatada e questionada pela reportagem do Jornal Cidade sobre quais as providências para melhorias no ponto em questão.

Nessa segunda-feira (30), informou que executou ações emergenciais sob o pontilhão com uma equipe da Secretaria de Obras, com retroescavadeira que realizou serviço de limpeza e desobstrução no local para reduzir problemas de alagamentos, que há décadas são registrados nesse local.

“Para resolver de forma definitiva esse e problemas semelhantes registrados há anos em outros pontos da cidade, a atual administração fez projetos e está buscando recursos em outras esferas de governo, pois se trata de investimentos muito altos para os quais o município não tem recursos nesse momento”, comunicou em nota.

Lago Azul

Próximo ao pontilhão, na Rua 1-A, defronte ao Parque Municipal do Lago Azul, a via pública também ficou tomada pela enchente e uma correnteza se formou.

Moradores do trecho registraram o problema e disseram que a água chegou a entrar no quintal de algumas residências.

Medicamento atingido será reposto

A forte chuva desse domingo (29) também acabou alagando a rua onde fica localizada a Unidade Básica de Saúde do bairro Vila Cristina.

Com isso, foram perdidos 120 frascos de polivitamínico e mais de 500 seringas foram atingidas. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro, o responsável técnico pela farmácia da unidade reportou a perda à diretoria, que solicitará a troca desses polivitamínicos junto ao fornecedor.

“Vale lembrar que a perda não comprometerá o fornecimento de tal medicamento na unidade, pois o temos em estoque disponível para a população, assim como as seringas”, informou em nota ao JC.

Também durante a manhã dessa segunda-feira (30) a equipe de manutenção da Saúde já providenciou os reparos nos locais danificados pelas chuvas na unidade básica da Vila Cristina. “O setor de engenharia da Fundação de Saúde já estuda uma solução na unidade para sanar esse problema das chuvas”, informou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: