Ednéia Silva

Foto divulgada pela prefeitura em 2011, após a cerimônia de inauguração do aparelho de Raio-X
Foto divulgada pela prefeitura em 2011, após a cerimônia de inauguração do aparelho de Raio-X

Pacientes que utilizam o Pronto-Atendimento do Cervezão reclamam que há semanas não conseguem fazer radiografia na unidade. Isso porque o aparelho de Raio-X quebrou e ainda não foi providenciado o conserto. Além disso, há denúncias de que o Raio-X da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) também estaria inoperante.

Com uma torção no pé, Vanuza Araújo procurou atendimento no PA do Cervezão no início do mês. Ela passou pelo médico, mas não conseguiu fazer o Raio-X. Ela foi transferida para a UPA para fazer a radiografia e se surpreendeu ao ser informada de que o aparelho também estava quebrado. Ela só conseguiu fazer a radiografia dias depois, quando o equipamento da UPA foi consertado.

Agnaldo Fiório, que é membro do Conselho Municipal de Saúde e também do Movimento Pró-hospital, disse que em fevereiro o órgão fez visita no PA do Cervezão e o Raio-X estava passando por manutenção depois de ficar semanas parado. Depois disso, o conselho recebeu a informação de que o aparelho voltou a funcionar. Fiório conta que nos dois últimos meses o Conselho de Saúde não recebeu queixas sobre nova quebra do equipamento.

Questionada, a prefeitura informou que os equipamentos de Raio-X apresentaram problemas técnicos. “A Fundação de Saúde já normalizou o funcionamento do equipamento da UPA, que teve problemas em um dia. O outro, do PA Cervezão, exigiu processo licitatório, mas não houve participante”, explica a autarquia.

A Fundação de Saúde esclarece que espera ter o problema solucionado o mais breve possível e, para isso, está providenciando os meios legais para o conserto rápido desse aparelho. “Enquanto isso não acontece, a Fundação de Saúde conta com a estrutura da UPA e a parceria com o laboratório da Santa Casa”, conclui.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.