Imagem Ilustrativa FOTO: MARCOS OZANAN

Um raio danificou o reservatório de água localizado na Avenida 6, com a Rua 1, no Jardim Centenário, em Rio Claro. A descarga elétrica queimou os equipamentos e fez com que a válvula se fechasse, interrompendo temporariamente o abastecimento nos bairros abastecidos por esse reservatório.

O Daae agiu rápido e já liberou manualmente essa válvula que está enchendo o reservatório para restabelecer o abastecimento no Jardim Guanabara, condomínios e parte do Jardim das Palmeiras, Terra Nova, Nova Rio Claro, Jardim Centenário, Maria Cristina, Benjamin de Castro, Jardim Brasília e Jardim das Nações. A previsão inicial é que o fornecimento seja normalizado até o início da tarde desta segunda-feira (21).

A equipe de manutenção da autarquia também está trabalhando para resolver a parte elétrica do reservatório, danificada pelo raio.

Nesse período, o Daae orienta que os consumidores façam uso racional da água. A autarquia reforça a importância de os moradores terem caixa d’água em seus imóveis, já que durante os serviços de manutenção os imóveis que possuem caixa d’água não sofrem com eventual falta d’água, o que reduz transtornos em casos de interrupção no fornecimento.

Assim que retomado o abastecimento, serão realizadas descargas na rede, mas mesmo assim, pode haver casos pontuais de cor escura na água, que devem ser relatados à Central de Atendimento do Daae pelo telefone 0800-505-5200, que funciona 24 horas e atende ligações de telefone fixo e celulares.

Os casos pontuais de cor escura na água se devem ao fato de, com a paralisação temporária do fornecimento de água, há despressurização da rede e isso faz com que as incrustações que estão na parede da tubulação se soltem. Ao retomar o abastecimento, a pressão da água acaba deslocando estas incrustações na rede.

O Daae informa ainda que ao restabelecer o abastecimento há um aumento temporário na pressão em alguns pontos da rede, o que pode deixar a água com um aspecto “esbranquiçado”. Neste caso, a água está com microbolhas, por conta dessa pressão. Tanto que ao colocar essa água em um recipiente, em segundos ela fica com seu aspecto normal e pode ser consumida normalmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.