Coronel Bellagamba, vice-prefeito de Rio Claro, está assumindo a Prefeitura de Rio Claro

Após cerca de seis meses sem fiscalização, Rio Claro voltou a ter a operação de radares fixos nesta quarta-feira (5). São 26 pontos fixos e seis lombadas eletrônicas, além de três equipamentos móveis que já estão operando desde o mês de março. Em entrevista ao JC, o secretário de Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, reforça que o uso deste recurso visa à redução de acidentes e à segurança no trânsito.

“A necessidade do novo contrato se dá em decorrência dos índices de acidentes. O único que não conseguimos reduzir é o de acidentalidade, abrangendo vítimas fatais, graves e leves. Como gestor público existe essa obrigatoriedade de uma ação objetivando esses acidentes. Aproveitamos para viabilizar um novo sistema. Não são apenas radares, temos lombadas eletrônicas, aparelhos indicadores de avanço semafórico e de faixa de pedestre, e os LAPs (Leitores Automáticos de Placas) que são conveniados com o sistema Detecta para combater a parte criminal”, afirma Bellagamba. Esses aparelhos LAPs estão instalados nas entradas e saídas do município.

De acordo com o vice-prefeito, a reformulação envolve a quantidade dos equipamentos de fiscalização. “Em comparação com o contrato antigo, nós diminuímos [a quantidade de radares], mas aumentamos os pontos dos outros citados. Todos eles – tirando os radares móveis – estão integrados ao Detecta e ainda teremos mais 10 pontos apenas do sistema Detecta. É uma dupla fiscalização, a segurança no trânsito e também a criminal”, ressalta Bellagamba.

Desligamento

Na sessão ordinária de segunda-feira (3), o vereador Rogério Guedes (PSB) teve um requerimento sobre o tema aprovado pelos demais parlamentares.

No texto, pediu que a Prefeitura estude o desligamento dos aparelhos que fiscalizam avanços de sinal e dos radares fixos da meia-noite às 5h. “Devido ao grande aumento de pontos, estou preocupado com a segurança dos motoristas por conta de roubos nesses locais”, justificou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.