O prefeito João Teixeira Junior (DEM) depôs nessa segunda (19) à Comissão Processante que investiga o processo para realizar a compra dos R$ 4 milhões em Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs). Em oitiva bem mais formal do que a anterior na semana passada, em que uma verdadeira confusão foi registrada após bate-boca entre os presentes, Juninho deu a sua versão sobre os indícios de irregularidades apontados pelo Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo.

Novamente questionado sobre a escolha pela dispensa de licitação para a referida aquisição, o prefeito voltou a citar que precisou escolher entre “salvaguardar vidas ou ser omisso”. Após certa divagação sobre a situação no enfrentamento à Covid-19 no município, afirmou que “trabalhamos tudo dentro da legalidade, tudo o que a lei nos oferta na questão da emergência”.

O prefeito se esquivou da resposta quanto ao questionamento do uso da Lei Federal nº 13.979, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento do coronavírus e foi estabelecida este ano. “Toda parte técnica, eu sou gestor, meus profissionais técnicos já responderam nos depoimentos”, declarou. Ao ser perguntado sobre como a Prefeitura chegou à empresa Maurício Silva Souza ME, disse que “tudo o que compramos chegou, está à disposição dos profissionais de saúde e agradeço por ter encontrado os EPIs. Os equipamentos sumiram do mercado e nós fizemos a compra, o que comprova a idoneidade do governo”, disse.

O pagamento antecipado para que o produto fosse enviado para a cidade também foi comentado por Juninho. “Onde estava escrito que eu não podia antecipar? Estamos numa pandemia, mais do que a compra é a certeza que chegaria ao município”, afirmou acrescentando que a intenção de comprar pela Prefeitura, não pela Fundação Municipal de Saúde, era para agilizar o processo.

Com o depoimento de Juninho, seu advogado apresentará até segunda (26) alegações finais para que o relatório seja elaborado.

Confira o depoimento na íntegra:

Juninho da Padaria depõe a CP dos 4 milhões

Posted by Jornal Cidade de Rio Claro on Monday, October 19, 2020

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.