Ednéia Silva

2014-11-08-Quintodia_Otilgerafilanosbanco.jpg

O quinto dia útil é o dia nacional da fila. Bancos, lotéricas, lojas. Elas estão em todo lugar e não se consegue fugir delas. Essa sexta-feira (7) não foi diferente. Todas as agências bancárias, casas lotéricas e correspondentes bancários tinham fila, até mesmo nos caixas eletrônicos.

Por conta disso, foi preciso muita paciência para conseguir ser atendido. “Precisava trocar o meu cartão no caixa, mas desisti devido ao tamanho da fila. Devia haver umas 50 pessoas”, disse Marcelo Cardoso ao sair de uma agência bancária. Ele pretende retornar na próxima semana, quando espera que o movimento esteja menor. Cardoso reclama da falta de funcionários em número suficiente nos bancos. “Tem muito caixa, mas alguns guichês ficam vazios. Se tivesse mais funcionários, o atendimento seria mais rápido”, avalia.

Sandra de Oliveira conseguiu ser atendida, mas para isso precisou esperar quase uma hora na fila. “Cheguei cedo, antes do banco abrir, mesmo assim já tinha fila”, comenta. Ela reclama que ficou mais de 30 minutos na fila, prazo que excede o tempo-limite estabelecido pela Lei das Filas. “Se não tem fiscalização, ninguém cumpre a lei”, observa.

A lei citada por Sandra foi sancionada em 2005. Ela estabelece prazo máximo de espera na fila de 15 minutos em dias normais e 30 minutos em dias de pico, como o quinto útil. Mas nem sempre a regra é cumprida. Os consumidores que se sentirem desrespeitados podem fazer denúncia ao Procon.

Além das filas, os consumidores muitas vezes têm que lidar ainda com problemas técnicos nos equipamentos, que prejudicam o atendimento. Na quinta-feira (6), a Caixa Econômica Federal ficou sem sistema durante boa parte do dia. O banco confirmou o problema, que foi solucionado ainda na quinta (6), conforme nota enviada pelo banco.

“A Caixa Econômica Federal informa que os canais de atendimento que estiveram indisponíveis no dia de ontem (06/11) voltaram a funcionar normalmente às 17h00. A Caixa abriu suas agências em todo o país no dia de hoje (07/11) uma hora antes do funcionamento normal para atendimento aos clientes. A Caixa afirma que os clientes do banco não foram prejudicados pela indisponibilidade do sistema”, diz o comunicado.

SEGURANÇA

Na semana de pagamento, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar aumentam as rondas na região central para evitar roubos e furtos. Segundo a polícia, as pessoas devem ficar mais atentas à movimentação das pessoas fora e dentro dos bancos, porque os criminosos observam as pessoas que estão mais distraídas, que são alvos mais fáceis.

Um meio de distração é o uso de celular. Segundo a polícia, falar ao celular enquanto caminha deixa a pessoa desatenta, facilitando a ação dos bandidos. Ao sair do banco usando celular, a pessoa irá facilitar a ação de algum criminoso que possa estar seguindo-a para efetuar um roubo, a chamada saidinha de banco. Outra dica é guardar o dinheiro em local discreto e não contá-lo em público. Os idosos devem ir ao banco acompanhados e as mulheres devem andar com a bolsa sempre à frente do corpo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.