O setor de Quimioterapia da Santa Casa de Araras vai ser completamente reformado e modernizado. As obras estão previstas para serem iniciadas em alguns dias, com previsão de conclusão em até três meses. A informação é da administração do hospital.

No momento, equipes técnica e clínica discutem detalhes finais dos remanejamentos temporários que serão necessários para que a intervenção ocorra.

O prédio que abriga o serviço de Quimioterapia, e também o de Hematologia, fica na rua Coronel André Ulson Júnior, bem ao lado do hospital e da sede da Associação São Luiz Saúde, e as obras visam dar mais conforto aos pacientes e atualizar o espaço conforme as mais rígidas e recentes regras dos órgãos reguladores, incluindo o Ministério da Saúde.

O investimento será feito pela empresa parceira da Santa Casa, que já há algum tempo opera o setor de Quimioterapia e Hematologia, e o projeto prevê nova fachada, nova recepção, ampliação da sala de aplicação de quimioterapia, renovação completa dos sistemas elétrico, hidráulico, renovação do espaço destinado à preparação dos quimioterápicos, modernização de áreas de apoio, sanitários, itens de acessibilidade, entre outras melhorias.

As obras vão beneficiar diretamente mais de 300 pessoas, número médio de pacientes que são atendidos em consulta a cada mês no setor. Mais de 300 pacientes oncológicos de Araras, Leme, Santa Cruz da Conceição, Conchal e Pirassununga recebem atendimento na Quimioterapia da Santa Casa, mensalmente.

O serviço é referência SUS (Sistema Único de Saúde) para essa região e atende também pacientes particulares e de convênio.

De acordo com o gestor voluntário da Santa Casa, empresário Hildebrando Xavier de Souza, a expectativa é de que a reforma deixe o local totalmente diferente e entre os mais funcionais e confortáveis da região. “Em nada a nova unidade de Quimioterapia vai lembrar o espaço atual. Tudo o que há de mais moderno, prático e funcional será instalado, para dar ainda mais dignidade e conforto aos pacientes”, explica. “É uma obra muito aguardada”, completa.

O provedor da Santa Casa, Eduardo de Moraes, comemora mais essa conquista para o hospital, apoiada por toda a diretoria da Irmandade de Misericórdia, mantenedora. “É mais uma área importantíssima que estaremos renovando, deixando extremamente acolhedora para nossos pacientes”, diz.

A Santa Casa está às voltas, também, com a implantação de um novo Centro Cirúrgico, com 1500 m2 de área construída e oito salas, além de anexos, tudo concebido e a ser equipado com tecnologia de ponta.

UTI’s adulto, infantil e coronariana já passaram por reforma. A fachada da Santa Casa também foi renovada e sua conclusão está prevista para meados deste ano, com mais funcionalidade e acessibilidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.