O Corpo de Bombeiros esteve na porção atingida pela queimada e controlou as chamas

Carine Corrêa

O Corpo de Bombeiros esteve na porção atingida pela queimada e controlou as chamas
O Corpo de Bombeiros esteve na porção atingida pela queimada e controlou as chamas

Um incêndio atingiu uma parte da Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade (FEENA) nessa segunda-feira (8). Segundo informações, a queimada ocorreu na porção da floresta que faz divisa com o bairro São Miguel. As chamas tiveram início às 15 horas.

Esse tipo de ocorrência é típica do período de estiagem, que se iniciou com a mudança de estação. Uma das preocupações durante esse período é com a ocorrência de queimadas principalmente no antigo Horto Florestal.

Em entrevista recente ao Jornal Cidade, tenente Catelani – que está à frente do 2º Subgrupamento de Bombeiros de Rio Claro – informou que estão sendo realizadas reuniões mensais na floresta, depois da criação do Grupo de Combate a Incêndios Florestais da FEENA.

O promotor de justiça Gilberto Porto Camargo encaminhou no começo deste mês a ata da quarta reunião que ocorreu na floresta, para discutir o Plano de Ação para prevenção e combate a incêndios que será executado tanto na FEENA, como em seu entorno.

O documento detalha que a Secretaria do Meio Ambiente adquiriu um helicóptero que poderá ser utilizado pela Polícia Ambiental de São Paulo no auxílio para combate a incêndios em todas as unidades de conservação do Estado.

Clima

Entre o outono e inverno, verificam-se mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiro e registros de geada em locais serranos das regiões Sudeste e Sul. Nota-se uma redução das chuvas em grande parte do País. De acordo com o Climatempo, nos meses de outono-inverno, os eventos de chuva especialmente sobre o Sudeste e no Centro-Oeste ficam cada vez mais dependentes da passagem das frentes frias.

Lembrando que, com a chegada do período de estiagem, os órgãos de saúde fazem uma série de recomendações à população. O motivo é a baixa umidade relativa do ar, que provoca um aumento na procura por hospitais.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.