A Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, localizada no bairro Cidade Nova, em Rio Claro, onde fica a sede do Daae

Oscilação na rede elétrica foi sentida em vários bairros do município. ETA 2, captação e Central de Distribuição já foram religadas e previsão para normalização do abastecimento aos bairros atendidos é até meio-dia desta terça-feira (15)

A energia foi restabelecida por volta das 9h40 e então, o Daae pôde retomar as operações de captação, tratamento e fornecimento de água aos bairros abastecidos por essa ETA. A previsão para normalização do abastecimento aos bairros atendidos é até meio-dia desta terça-feira (15).

A ETA 2 abastece bairros das regiões Leste, Oeste e alguns bairros da região Sul, além do distrito de Ajapi, correspondendo a 60% da cidade. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, que fornece água para as regiões Norte, Sul e Central, além do distrito de Assistência e não foi afetada pela queda de energia e segue funcionando normalmente.

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta. Podem ocorrer casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

Abertura de interligação entre Norte e Nordeste causou interrupção

Em nota divulgada na manhã desta terça-feira (15), o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção de energia que atingiu diversos estados brasileiros, por volta das 8h30, ocorreu por causa da abertura de interligação da rede de operação do sistema nacional, entre as regiões Norte e Sudeste.blank

Segundo a nota, foram interrompidos 16 mil megawatts (MW) de carga, nos estados do Norte e Nordeste. A interrupção também afetou estados do Sudeste.

De acordo com a ONS, 6 mil MW já foram recompostos desde que o serviço foi iniciado, às 9h16, e as causas da interrupção continuam sendo apuradas.

Mais em Dia a Dia: