Estação de Tratamento de Água (ETA2) de Rio Claro

Edneia Silva

Estação de Tratamento de Água (ETA2) de Rio Claro
Estação de Tratamento de Água (ETA2) de Rio Claro (Foto ilustrativa / Divulgação)

Os moradores do bairro Santana e adjacências enfrentaram problemas com falta de água no último domingo (15). A interrupção no abastecimento foi causada pelo rompimento de uma adutora localizada na Avenida 42, entre as Ruas 9 e 10. A adutora de grande porte, com 200 milímetros de diâmetro, é antiga e confeccionada em cimento amianto e já teve outros rompimentos. O Daae afirma que tem planos para substituição do equipamento.

De acordo com a assessoria de imprensa do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto), após ser acionada, a equipe de manutenção foi até o local para realizar o conserto. Para isso, foi preciso desligar o sistema de abastecimento causando interrupção no fornecimento de água nos bairros Santana, Parque Universitário, Recanto do Paraíso, Panorama, Paineiras, BNH e Alto do Santana.

Ainda segundo o Daae, os reparos foram concluídos por volta das 16h de domingo e o fornecimento de água foi normalizado aos poucos. Na manhã desta segunda-feira (16) estava tudo normalizado. Por causa do feriado de Carnaval, a sede do Daae (Avenida 8-A, 360, Cidade Nova) está fechada para atendimento ao público.

No entanto, o departamento tem plantão para atender as emergências relacionadas ao abastecimento de água. As equipes podem ser acionadas pelo telefone 3531-5200, opção 1. O serviço funciona nesta terça e quarta-feira das 7 às 19h. O atendimento ao público será retomado na quarta-feira, dia 18, a partir das 13h.

O Daae alega que vem investindo em melhorias no sistema de abastecimento de água no município. “Nos últimos anos foram substituídos mais de 120 mil metros de redes de distribuição, construídos sete reservatórios elevados, implantados mais de 24 quilômetros de adutoras”, entre outras. Algumas dessas obras estão em fase final de implantação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.