A população precisa se atentar quanto à vacinação contra a Covid-19 em Rio Claro. Isto porque é grande o número de faltosos para receberem a segunda dose e a dose de reforço do imunizante. Segundo levantamento da Fundação Municipal de Saúde, a pedido da reportagem do JC, são mais de 28 mil pessoas com atraso. Até essa terça-feira (26) eram calculadas 18.215 pessoas que não compareceram para a segunda dose, enquanto outras 10.306 que deveriam ter tomado a terceira dose e ainda não procuraram atendimento nos postos de vacinação.

Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca até 1º de setembro deve procurar nesta quarta-feira (27) um dos quatro postos de vacinação contra a Covid para receber a segunda dose. O município recebeu novo lote da vacina e retomou sua aplicação. Também serão vacinadas com segunda dose as pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer ou da Coronavac até 6 de outubro. O atendimento no Centro Cultural será das 8 às 16 horas; no shopping (Santa Filomena) e São Rafael das 8 ao meio-dia; e na Unimed das 7h30 às 12h30.

As pessoas com 12 anos ou mais que ainda não tomaram a primeira dose também devem procurar um posto de vacinação. O mesmo vale para idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que tomaram a segunda dose de qualquer laboratório em abril e estão sendo vacinados com a terceira dose. Para os profissionais de saúde é obrigatória a apresentação da carteirinha do conselho profissional, crachá ou declaração do serviço de saúde onde atua.

A terceira dose também será aplicada nesta quarta-feira em pessoas com imunossupressão de alto grau que tomaram a segunda dose até 29 de setembro. Essas pessoas devem apresentar declaração médica com CID ou receituário de uso contínuo de medicamento modificador da resposta imune.

Todos que forem se vacinar devem levar RG, CPF e comprovante de residência em Rio Claro. No caso de segundas e terceiras doses também é necessário o comprovante de vacinação com as doses anteriores.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.